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Title: Políticas de Estado e bibliotecas públicas : um estudo de caso do Plano Distrital do Livro e da Leitura
Authors: Machado, Frederico Borges
Orientador(es):: Suaiden, Emir José
Assunto:: Bibliotecas públicas
Plano Distrital do Livro e da Leitura (DF)
Políticas públicas
Sociedade da informação
Issue Date: 29-Nov-2015
Data de defesa:: 13-Apr-2015
Citation: MACHADO, Frederico Borges. Políticas de Estado e bibliotecas públicas: um estudo de caso do Plano Distrital do Livro e da Leitura. 2015. 343 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Por meio da revisão da literatura acadêmica, observa-se que as bibliotecas públicas brasileiras, além de precárias, desenvolvem um padrão de serviços comuns, identificando-se a existência de um modelo nacional dessas unidades de informação. Esse modelo é fundamentado nas expectativas sociais oriundas da história dessas unidades de informação e das políticas públicas correlatas. As políticas de Estado têm significativo impacto no atual quadro das bibliotecas no Brasil. Porém, esses impactos não são, em regra geral, consequências dos objetivos propostos por essas políticas. Assim, o presente trabalho busca compreender a relação dessas políticas com seu atual modelo de atuação. Para isso, realiza, por meio de revisão da literatura, um panorama do desenvolvimento dessa biblioteca comparado aos estudos teóricos e diretrizes internacionais que apontam sua definição, objetivos e função social, como também analisa um caso concreto de política pública, o Plano Distrital do Livro e da Leitura. O estudo de caso do Plano do Distrito Federal do Livro e da Leitura visa trazer luz ao entendimento dessa relação e elucidar como as políticas vêm influenciando o desenvolvimento de um modelo de bibliotecas dissociado das orientações teóricas, identificando as variáveis e os impactos resultantes. Este estudo foi realizado por meio de levantamento documental e de entrevistas digitalmente gravadas e transcritas. Foram entrevistados especialistas, como funcionários públicos, bibliotecários e representantes de movimentos sociais, participantes da elaboração do Plano Distrital, com interesses voltados às bibliotecas públicas. Observou-se que a ausência da participação de especialistas e das universidades vem permitindo equívocos de concepção na elaboração dessas políticas, possibilitando a perpetuação de distorções conceituais da função social dessa unidade de informação. Concluiu-se que com uma correta elaboração de políticas públicas, com transparência e ampla participação da universidade e dos bibliotecários em todas as suas fases (formulação, implementação, avaliação), substituindo antigos indicadores defasados, será possível transformar a atual biblioteca pública brasileira em uma instituição essencial à sociedade. Essa biblioteca será, então, atuante na redução das desigualdades sociais, no desenvolvimento social e econômico das cidades e municípios, no desenvolvimento profissional e cognitivo dos cidadãos e no fortalecimento da cidadania, assim como tornar-se-á estratégica à concretização da Sociedade da Informação no Brasil. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Through the review of the academic literature it is observed that the Brazilian public libraries, as well as precarious, develop a pattern of common services, identifying the existence of a national model of these information units. This model is based on social expectations derived from the history of these information units and related public policies. State policies have significant impact on the current situation of libraries in Brazil. But the impact is not, as a rule, consequence of the objectives proposed by those policies. Thus, this paper seeks to understand the relationship of these policies with their current operating model. To do so, It carries out, through literature review, an overview of the development of this library compared to theoretical studies and international guidelines that point its definition, objectives and social function, but also analyzes a specific case of public policy, the Plan of Book and Reading of Distrito Federal. The case study of the Plan of Book and Reading of Distrito Federal aims to bring light to the understanding of this relationship and how policies have influenced the development of a model of libraries dissociated from the theoretical orientations, identifying the variables and the resulting impacts. This study was conducted through archival work and digitally recorded and transcribed interviews. There were experts interviewed, as government employees, librarians and representatives of social movements, participants in the preparation of the Plan, with interests on public libraries. It was observed that the lack of participation of experts and universities has allowed conception mistakes in the preparation of policies, allowing the perpetuation of conceptual distortions of the social function of this unit of information. It was concluded that with a correct public policy development, with transparency and wide participation of the university and librarians in all its phases: formulation, implementation and evaluation; replacing old outdated indicators, it will be possible to change the current Brazilian public library into an essential institution of society. This library will then be active in the reduction of social inequalities in social and economic development of cities and municipalities, in professional and cognitive development of citizens and in strengthening citizenship, as well as become strategic to the achievement of the Information Society in Brazil.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.
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Appears in Collections:FCI - Mestrado em Ciência da Informação (Dissertações)

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