Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18778
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_AracyRozaSampaioPereira.pdf1,86 MBAdobe PDFView/Open
Title: Às águas que nos nutrem, conectam e ensinam : uma pesquisa-ação no Parque Olhos D’água, Brasilia, DF
Authors: Pereira, Aracy Roza Sampaio
Orientador(es):: Pato, Claudia Márcia Lyra
Assunto:: Educação ambiental
Ecologia humana
Ecoparque coletivo
Issue Date: 19-Nov-2015
Citation: PEREIRA, Aracy Roza Sampaio. Às águas que nos nutrem, conectam e ensinam: uma pesquisa-ação no Parque Olhos D’água, Brasilia, DF. 2015. 73 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: A presente dissertação encontra-se referenciada nos pressupostos epistemológicos do paradigma da complexidade e da ecologia de saberes, através de uma compreensão reflexiva sobre o período de crise ambiental e transição paradigmática em que vivemos. Busca contribuir através do estabelecimento de conexões teóricas entre a ecologia e a educação, para o desenvolvimento de práticas educativas ambientais. A educação ambiental desenvolvida possui alicerces na construção do sujeito ecológico, utilizando as bases epistemologicas da ecologia humana e da ecologia profunda para compreender a interação entre humano e meio ambiente, em suas distintas naturezas e propósitos. Trata-se de uma pesquisa-ação, de referência existencial e integral, desenvolvida no Ecoparque, um espaço conceitual e físico, de educação e ludicidade, dentro do Parque Olhos D’Água, em Brasília, Distrito Federal, através do desenvolvimento de práticas de educação ambiental despertas a uma reflexão crítica da localidade e nutridoras de uma ecologia assente na conexão e interdependência do ser humano com toda a teia da vida, utilizando a Água como elemento pedagógico central.
Abstract: This dissertation is referenced on the presupposed epistemological complexity paradigm and knowledge ecology through a reflexive comprehension about the environmental crisis period and paradigmatic transition in which we live. It aims to contribute through the establishment of theoretical connections between ecology and education to the development of environmental educational practices. The developed environmental education is founded upon the construction of the ecological subject, using the epistemological basis of human ecology and of deep ecology to comprehend the interaction between humans and the environment, considering their distinct nature and purposes. It is an action-research, of existential and integral reference, developed in the Ecoparque, a conceptual and physical space of education and playfulness, at Olhos D'Água Park, in Brasília, Distrito Federal, through the development of practices of environmental education awakened to a critical reflection of locality and nurturing of an absent ecology in the connection and interdependence of human beings underneath the whole the net of life, using Water as a pivotal pedagogical element.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.05.D.18778
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18778/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.