Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18754
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_ManoelLopesBezerraNeto.pdf2,59 MBAdobe PDFView/Open
Title: Construção de uma feira de ciências que visa à integração de atividades de iniciação científica e tecnológica para o ensino médio a partir de questões ambientais e da prática social
Authors: Bezerra Neto, Manoel Lopes
Orientador(es):: Murta, Maria Márcia
Assunto:: Feiras de Ciências
Aprendizagem
Pesquisa
Interação escola - comunidade
Issue Date: 16-Nov-2015
Citation: BEZERRA NETO, Manoel Lopes. Construção de uma feira de ciências que visa à integração de atividades de iniciação científica e tecnológica para o ensino médio a partir de questões ambientais e da prática social. 2015. 121 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Esse trabalho descreve a construção e a realização de uma Feira de Ciências de pequeno porte, com três turmas do Ensino Médio de uma escola particular de Sobradinho – DF, com o objetivo principal de contribuir para a iniciação científica dos alunos, além de enfatizar o exercício de cidadania, tendo em vista sua atuação no sentido de interagir e gerar melhorias para a comunidade onde a escola está inserida. O referencial adotado para a concepção e desenvolvimento do trabalho está vinculado à aprendizagem por pesquisa, cujo objeto de estudo surge a partir de um problema que o aluno, por meio de uma investigação ou pesquisa, busca solucionar. Em relação à metodologia adotada, diversos passos foram seguidos, desde a apresentação da proposta para professores e alunos passando por saídas de campo, entrevistas de cidadãos da comunidade, além de visitas a laboratórios da Universidade de Brasília. Os resultados alcançados permitiram concluir que o desenvolvimento de atividades socioambientais, estimulado pela pesquisa e trabalho em grupo, contribuiu para uma maior proximidade com a realidade do aluno, permitindo que conhecimentos e valores sejam apropriados de maneira mais significativa, não apenas para os estudantes como também para os docentes. Também pudemos demonstrar que, a partir de uma orientação constante e habitual por parte dos professores, o desenvolvimento de projetos extraclasse podem contemplar competências e habilidades previstas nas orientações curriculares de disciplinas das ciências exatas e humanas, além da matemática. Como proposta de ação profissional, foi desenvolvido um material que propõe um modelo para professores que pretendam realizar projetos de Feiras de Ciências de pequeno porte, elencando tópicos desde o objetivo de projetos passando pela escolha dos temas até uma sugestão metodológica a ser seguida, dentro das limitações de cada professor e escola. Traçamos também, a partir da matriz de conhecimento do ENEM, uma correlação entre conteúdos que podem ser abordados a partir do desenvolvimento das atividades aqui propostas.
Abstract: This dissertation is about a development a fair science that was held at a private school in the city of Sobradinho, DF with the students of 3 classrooms of high school. Its main aim is to contribute and enhance the scientific initiation and the importance of the citizenship of the students and their interaction with the community where they have been living and to provide benefits. The referential used is attached the learning process to the investigation from an issue which the students must find the solution using some researches. The methodology involves many steps such as: the purpose presented to the other teachers and students, some outdoor activities in loco, interviews with people in the streets and some visits to the labs of Universidade de Brasilia. With the results we reached it is possible to concluded that some stimulus in social and environmental investigations accurate the students’ perception about the place where they live and the reality that could be improved, providing them and the teacher other values and knowledge. It is also possible to conclude that some coaching hints and some outdoor projects involve the skill and abilities mentioned on PCN for science, math, and social topics. In addition, we have a sample and model for other teachers who intend to manage a science fair: including suggestions, themes, and approaches to be followed according to the topic, subjects for ENEM.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.18754
Appears in Collections:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18754/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.