Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18715
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FernandoEscobar.pdf11,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uma proposta de desenvolvimento de competências em gestão de riscos utilizando Project Based Learning (PjBL) para o SISP
Autor(es): Escobar, Fernando
Orientador(es): Silva, João Mello da
Assunto: Gestão de riscos
Gestão de competências
Aprendizagem
Capacitação de empregados
Data de publicação: 11-Nov-2015
Data de defesa: 20-Ago-2015
Referência: ESCOBAR, Fernando. Uma proposta de desenvolvimento de competências em gestão de riscos utilizando Project Based Learning (PjBL) para o SISP. 2015. xv, 162 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Desenvolver competências é uma premissa da gestão contemporânea. A gestão eficaz do risco é crucial para o serviço público atingir seus objetivos. A capacidade de o governo gerenciar riscos depende das competências de seus servidores públicos. Fundamentado nessas premissas, este trabalho teve como objetivo propor um programa de capacitação visando o desenvolvimento de competências em gestão de riscos, utilizando a abordagem instrucional de Project Based Learning (PjBL), direcionado aos membros do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Identificou-se quantitativamente o público-alvo do SISP, totalizando 443 servidores públicos; com o apoio do Índice de Estilos de Aprendizagem de Felder-Soloman (ILS), aplicado ao público-alvo do SISP, obteve-se resposta de 229 servidores, com destaque para a identificação dos estilos preferenciais Ativo (52%), Sensorial (74%), Visual (80%) e Global (54%); complementarmente, identificou-se e analisou-se as competências em gestão de riscos para o SISP, priorizadas, com apoio de técnicas de análise multicritério AHP, por treze gestores de tecnologia de informação indicados pelo órgão central do SISP, com destaque para as competências de Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Riscos e Critérios de Seleção e Tomada de Decisões; o trabalho também identificou e propôs instrumentos de persuasão que potencializassem a adoção do programa proposto, além de um programa piloto, para sua validação de campo. Conclui-se o trabalho com a proposição de um programa de capacitação visando o desenvolvimento das competências priorizadas em gestão de riscos, utilizando a abordagem instrucional de Project Based Learning (PjBL), com apoio de técnicas e abordagens relacionadas ao estilo de aprendizagem do público-alvo, de forma a potencializar as ações, com o objetivo de desenvolver e aprimorar as competências de Gerenciamento de Projetos; Ética Profissional, Responsabilidade Sócio-Ambiental e Democracia e Cidadania; Planejamento Estratégico; Gerenciamento de Riscos; Critérios de Seleção e Tomada de Decisões; e Liderança. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Developing competencies is a premise of contemporary management. To achieve its objectives, risk management is essential in public service. The government’s ability to manage risk depends on government employee’s skills and competencies. Based on these assumptions, this research propose a training program in order to develop risk management competencies, using the instructional approach of Project Based Learning (PjBL), directed to government employees members of SISP - Administration IT Resources System, part of the Department of Logistics and Information Technology (SLTI / MP), for the Brazilian government. It was identified the SISP target audience in numbers, a total of 443 members; the Index of Learning Styles (ILS), by Richard M. Felder and Barbara A. Soloman, was applied to the SISP audience resulting in 229 responses, featuring the preferred styles as Active (52%), Sensing (74%), Visual (80%) and Global (54%); in addition to that, it was identified and analyzed the competencies in risk management to be developed in SISP - they were prioritized with multi-criteria analysis using the AHP by thirteen IT managers selected by SLTI / MP, highlighting the Strategic Planning, Risk Management and Selection Criteria and Decision Making competencies; the research identified and proposed instruments to support and promote the adoption of the training program, and a pilot project for its field validation. To conclude this work, a training program has been proposed for the development of the prioritized competencies, using the instructional approach of PjBL, using techniques and approaches regarding the target audience learning styles, in order to develop and improve the skills in Project Management; Professional Ethics, Social and Environmental Responsibility and Democracy and Citizenship; Strategic Planning; Risk Management; Selection Criteria and Decision Making; and Leadership.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.