Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18610
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_ValeriaMachadoRilho.pdf600,16 kBAdobe PDFView/Open
Title: A erótica do luto
Authors: Rilho, Valéria Machado
Orientador(es):: Chatelard, Daniela Scheinkman
Assunto:: Luto
Erotismo
Morte
Identificação (Psicologia)
Issue Date: 22-Oct-2015
Citation: RILHO, Valéria Machado. A erótica do luto. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Na psicanálise, o texto freudiano Luto e melancolia constitui-se uma referência no tema do luto, a despeito da concepção sintética e enigmática de luto e de trabalho de luto que ele contém. O presente estudo tem como objetivo interrogar a concepção de luto apresentada por Freud no texto Luto e melancolia, mais especialmente no que diz respeito ao objeto do luto. Também, a partir do mesmo texto freudiano, visa a elucidar o processo de trabalho de luto e seu desdobramento em três tempos. O trabalho inicia através das representações sociais da morte na história do Ocidente e da ligação do tema da morte ao complexo paterno na obra freudiana. Evidencia a produção de clivagens do Eu no encontro com a morte e o sexo, bem como a construção da fantasia que daí deriva. Desdobra a erótica corporal através da pulsão, do amor e da identificação. Elucida a estrutura do luto no mito do pai da horda primordial no texto freudiano Totem e tabu e o luto do pai no texto Moisés e a religião monoteísta. E por fim, concebe os três tempos do trabalho de luto a partir da abordagem do tempo lógico de Lacan.
Abstract: In psychoanalysis, Freud’s text Mourning and melancholia constitutes a reference in the mourning theme, despite the brief and enigmatic conception of mourning and grief work it contains. The present study aims to interrogate the design of mourning presented by Freud in Mourning and melancholia text, more especially with regard to the object of the mourning. Likewise, from the same Freudian text, seeks to elucidate the grief work process and its unfolding in three stages. This work begins through the social representations of death in the West history and the theme of death connection to the father complex in Freud’s work. Highlights the cleavages production of Ego in the appointment with death and sex, as well as the fantasy construction that derives from this. Unfolds the erotic of body through pulse, love and identification. Elucidates the mourning structure on the father of the primordial horde myth in Freud’s Totem and Taboo text and the father mourning in Moses and monotheism text. And finally, conceives the three stages of grief work from Lacan’s logical time approach.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.18610
Appears in Collections:PCL - Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18610/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.