Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18533
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PapelVariaveisEconômicas.pdf346,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O papel de variáveis econômicas e atributos da carteira na estimação das provisões discricionárias para perdas em operações de crédito nos bancos brasileiros
Autor(es): Dantas, José Alves
Medeiros, Otávio Ribeiro de
Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Bancos - Brasil
Gerenciamento de resultados
Operações de crédito
Carteiras de crédito
Data de publicação: Out-2013
Editora: Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças
Referência: DANTAS, José Alves; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa. O papel de variáveis econômicas e atributos da carteira na estimação das provisões discricionárias para perdas em operações de crédito nos bancos brasileiros. Brazilian Business Review, Vitória, ES, v. 10, n. 4, p. 69 - 95, out./dez. 2013. Disponível em: <http://www.bbronline.com/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=1267>. Acesso em: 31 mar. 2015.
Resumo: O estudo avalia se a incorporação de variáveis macroeconômicas e atributos da carteira de crédito melhoram a especificação de modelos criados para identificar a discricionariedade da gestão na realização de provisões para perdas em operações de crédito por parte dos bancos, considerando os padrões emitidos pelos órgãos reguladores. Testes empíricos confirmam a consistência do modelo proposto com base nos sinais esperados dos parâmetros das variáveis explanatórias e sua significância estatística. Esses resultados foram confrontados com os de outros modelos encontrados na literatura, por meio da comparação dos R2s ajustados dos modelos, pela aplicação do teste de seleção de modelo de Vuong (1989), pelo uso de um teste F para modelos aninhados e pela análise da persistência dos componentes não discricionários das provisões para perdas em operações de crédito, ficando demonstrado que a incorporação das variáveis macroeconômicas e atributos da carteira de crédito melhoram a investigação empírica das discricionariedades praticadas pelos bancos.
Licença: Brazilian Business Review - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 4.0 Unported International (CC BY 4.0)). Fonte: http://www.bbronline.com.br/. Acesso em: 31 mar. 2015.
DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2013.10.4.3
Aparece nas coleções:ADM - Artigos publicados em periódicos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.