Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18524
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_AgostinhoLinharesdeSouzaFilho.pdf2,44 MBAdobe PDFView/Open
Title: Contribuições ao estudo da exposição humana a campos eletromagnéticos na faixa de radiofrequências
Other Titles: Contributions to the study of human exposure to radiofrequency electromagnetic fields
Authors: Souza Filho, Agostinho Linhares de
Orientador(es):: Soares, Antonio José Martins
Assunto:: Eletromagnetismo
Antenas (Eletrônica)
Propagação de ondas eletromagnéticas
Campos eletromagnéticos
Radiação não-ionizante
Issue Date: 19-Aug-2015
Citation: SOUZA FILHO, Agostinho Linhares de. Contribuições ao estudo da exposição humana a campos eletromagnéticos na faixa de radiofrequências. 2015. xv, 87 f., il. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: A proliferação de estações de radiocomunicação, em especial de estações radiobase, levantou uma preocupação mundial quanto aos possíveis efeitos à saúde associados aos campos eletromagnéticos radiados pelas antenas. Uma estação de radiocomunicação opera em conformidade às normas quando os valores de campos elétrico e magnético observados no ponto de máxima exposição atenderem aos limites estabelecidos. No caso de estação radiobase instalada em área ampla e aberta, esse ponto ocorre na direção de máxima radiação da antena e se localiza, usualmente, entre algumas dezenas a poucas centenas de metros de distância. Em ambientes urbanos que possuem relevante densidade predial, para a determinação do ponto de máxima exposição, é necessário utilizar o modelo que melhor reflita os mecanismos de propagação da onda eletromagnética. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é caracterizar o ambiente, do ponto de vista eletromagnético, de tal forma a auxiliar na avaliação da exposição humana a sinais de radiofrequência. A proposta leva em conta as características da antena do sistema radiante, como ângulo de meia-potência e lóbulos laterais; os mecanismos de propagação da onda eletromagnética, como visada direta, multipercurso e difração; e a representação da pessoa exposta. O objetivo específico é apresentar uma metodologia consistente, que identifique o local de máxima exposição, a fim de auxiliar na avaliação da conformidade de uma estação de radiocomunicação em relação aos limites de exposição humana a campos eletromagnéticos. O propósito é definir criteriosamente os pontos de medições em qualquer ambiente, urbano ou não, para que seja realizada a adequada avaliação da conformidade. A precisão da técnica é demonstrada por meio da aplicação da proposta em cenários simulados e reais. Embora o foco do trabalho seja as estações radiobase, a metodologia é geral e pode ser utilizada, por exemplo, na avaliação de sistemas de radiodifusão. O estudo sobre possíveis efeitos adversos à saúde está fora do escopo deste trabalho.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia. Departamento de Engenharia Elétrica, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.18524
Appears in Collections:ENE - Doutorado em Engenharia Elétrica (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18524/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.