Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18281
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_LuizAlvesdaSilva.pdf6,58 MBAdobe PDFView/Open
Title: Desafios da educação ambiental na recuperação da nascente do Ribeirão Santa Maria : o sentido da ação humana na preservação do meio ambiente
Authors: Silva, Luiz Alves da
Orientador(es):: Catalão, Vera Margarida Lessa
Assunto:: Educação ambiental
Água
Sustentabilidade
Ética
Issue Date: 27-May-2015
Citation: SILVA, Luiz Alves da. Desafios da educação ambiental na recuperação da nascente do Ribeirão Santa Maria: o sentido da ação humana na preservação do meio ambiente. 2015. x, 188 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Esse estudo procurou direcionar seu olhar para a intenção de preservar o Ribeirão Santa Maria como fonte de abastecimento de água do Novo Gama. Esta fonte está sendo ameaçada pela ocupação urbana desordenada e predatória do entorno de suas nascentes, assim como pela drenagem mal planejada, deposição de resíduos, ocupação e degradação de áreas de preservação permanente, desmatamento, grilagem de terras ao longo do seu curso. A pesquisa-ação desenvolvida teve como finalidade buscar a contribuição das comunidades locais na defesa da revitalização e preservação das nascentes do ribeirão Santa Maria, por meio de atividades de Educação Ambiental, estimulando a troca de saberes entre os participantes e despertando a sensibilidade para buscar empreender formas participativas e responsáveis de cuidado com o meio ambiente local. A abordagem desenvolveu-se amparada em uma ótica sensível ao meio ambiente natural, com intuito de construir e executar, coletivamente, ações de Educação Ambiental de modo a se construir uma atitude pró-ativa permanente dos moradores em relação à revitalização e preservação das nascentes do ribeirão Santa Maria como fonte de água que abastece a população do Novo Gama. A escolha desse manancial como objeto da pesquisa deve-se ao reconhecimento da sua importância como fonte de abastecimento e de patrimônio natural do Novo Gama. Os dados foram obtidos por entrevistas semiestruturadas, observação participante, questionários e encontros. Os resultados apontaram que os sujeitos socioambientais locais tiveram a origem familiar, principalmente, nas Regiões Nordeste e Sudeste, nos estados de Minas Gerais e Paraíba. Apontou ainda que o processo de ocupação influenciou significativamente na degradação ambiental local. Revelou também que não há da parte dos moradores ações ou movimento organizado em benefício da recuperação do Ribeirão e nascentes da sub-bacia. A maioria dos entrevistados ainda acredita na reversão das degradações locais por meio de um processo educativo que envolva moradores e instituições educacionais em ações coletivas com fins de conservação e a preservação do Ribeirão como um Bem Comum e se engajaram na continuidade das ações coletivas de recuperação das suas águas.
Resumen: Este Estudio trata de dirigir su mirada a la intención de preservar el Arroyo Santa María como fuente de abastecimiento de agua en la Ciudad de Novo Gama – DF. Esta fuente de alimentación está siendo amenazada por la liquidación desordenada y depredadora Urbana cerca de sus aguas, así como el drenaje mal planeado, eliminación de residuos, la ocupación y la degradación de las áreas de preservación permanente, la deforestación, la apropiación de tierras a lo largo de su curso. La investigación desarrollada tuvo como finalidad buscar la contribución de las comunidades locales en defensa de la revitalización y preservación de las fuentes del Arroyo Santa María, por medio de actividades de educación ambiental, estimulando el intercambio de conocimientos entre los participantes y el aumento de la sensibilidad a buscar emprender las formas de participación y cuidado responsable con el medio ambiente local. El enfoque se ha desarrollado con el apoyo de un óptico sensible al medio ambiente natural, con el fin de generar y ejecutar la educación ambiental en conjunto con el fin de construir una actitud proactiva permanente de los residentes hacia la revitalización y preservación de los manantiales del Arroyo Santa María como una fuente de agua que abastece a la población de Novo Gama. La escoja de este manantial como objeto de investigación se debe al reconocimiento de su importancia como fuente de alimentación y el patrimonio natural de Novo Gama. Los datos fueron obtenidos por entrevistas sumí-estructuradas, observación participante, cuestionarios y reuniones. Los resultados mostraron que los sujetos socio-ambientales locales tuvieron un origen familiar, Principalmente en las regiones noreste y sureste de los Estados de Minas Gerais y Paraíba. Señaló, además, que el proceso de ocupación influyó significativamente en la degradación del Medio Ambiente local. También se reveló que existe por parte de los residentes de las acciones o movimientos organizados en beneficio de la recuperación del Arroyo y las fuentes de Sub-Reservatorio. La mayoría de los encuestados todavía creen en la reversión de la degradación local a través de un proceso educativo que involucra los residentes y las instituciones educativas en la acción colectiva con fines de conservación y la preservación del río como un bien común y dedicada a la continuidad de la acción colectiva para la recuperación de sus aguas.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18281
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18281/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.