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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18241
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Title: As vozes das mulheres trabalhadoras rurais no assentamento Herbert de Souza município de Paracatu/MG : aprendendo com as mulheres do campo
Authors: Souza, Eleusa Spagnuolo
Orientador(es):: Catalão, Vera Margarida Lessa
Assunto:: Mulheres - Brasil
Reforma agrária - Paracatu (MG)
Educação ambiental - Brasil
Educação do campo - Paracatu (MG)
Issue Date: 22-May-2015
Citation: SOUZA, Eleusa Spagnuolo. As vozes das mulheres trabalhadoras rurais no assentamento Herbert de Souza município de Paracatu/MG: aprendendo com as mulheres do campo. 2015. 174 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Este estudo está centrado na ecologia humana e intencionou produzir conhecimentos socioambientais com base em relatos de mulheres do assentamento Herbert de Souza, no município de Paracatu, Minas Gerais. O município passa por um processo de desertificação em decorrência do desenvolvimento da agroindústria e de mineradoras internacionais. A região continua a ser campo do latifúndio onde a reforma agrária tem relevância, pois a luta pela terra resultou na constituição de nove assentamentos, na contramão do sistema político reinante. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação; os procedimentos utilizados foram a observação participante, a entrevista, a oficina e a roda de conversa. No assentamento, cerca de 46% dos assentados tiveram de vender os lotes por ausência absoluta de condições de sobrevivência; nos 54% restantes, 20 famílias têm lotes sem nenhuma atividade produtiva — sobrevivem vendendo sua força de trabalhos para fazendeiros vizinhos. A educação do campo praticamente inexiste; os alunos frequentam escolas rurais e urbanas onde não vivenciam a realidade do campo. Deslocando-se em ônibus escolares, saem de casa de madrugada para regressar no início da tarde. As mulheres, ao lado de seus companheiros, são protagonistas dos processos de resistência e mudança. Nos lotes ainda ocupados, reina um comprometimento intrínseco entre homem e mulher: não existem diferenças marcantes entre os dois, pois ambos lutam lado a lado para sobreviver ante as dificuldades geradas pela falta da água para plantar, pela ausência de conhecimento para estruturar a agricultura familiar, cuja ausência inviabiliza a agroindústria rural de pequeno porte. No assentamento, nota-se que o sistema disjuntivo desagregou qualquer possibilidade de trabalho comunitário em decorrência da economia de mercado, que dilacerou valores antes cultivados. Chegamos à conclusão de que a reforma agrária no assentamento Herbert de Souza está sendo desfigurada em decorrência da inoperância do Estado em não comprometer em atender as suas próprias diretrizes que foram elaboradas para dinamizar uma democracia onde o trabalhador rural teria sustentação para administrar sua gleba tornando-o uma pessoa inserida na sociedade.
Abstract: This study is centered on human ecology. It aimed to produce social and environmental knowledge based on oral accounts from women who live as agrarian reform settlers at Herbert de Souza Settlement, in Paracatu, Minas Gerais. This municipality undertakes a process of desertification due to the development of agro-industry and international mining companies. The region continues to be the place of large landowners where agrarian reform has been relevant. The struggle for land resulted in nine settlements, against the prevailing political system. Action research was the methodology of choice to develop a research whose data come from participant observation, interviews, workshop, and conversation group. About 46 per cent of the settlers had to sell their lots because of absolute absence of conditions to make a living; among the remaining 54 per cent of settlers, 20 families keep their lots without any productive activity. Their income comes from working for neighboring farmers. There are no schools. In school buses, local students leave at dawn to attend urban schools where they have no experience with the reality of the place where they live; and return home early afternoon. Women and their companions stand out in the resistance and change processes. In lots still occupied, an intrinsic commitment between man and woman prevails. There are no marked differences between them. Both fight side by side to survive before difficulties caused by the lack of water and of knowledge to structure family farm, in the absence of which small rural industries tend to fail. In the settlement, one notes the disjunctive system disaggregate any possibility of community service as a result of market economy, which nullifies values cultivated before. We concluded that agrarian reform at Herbert de Souza settlement is being distorted because the state fails to commit itself to the guidelines it designed to foster a democracy in which rural workers would have support to manage their farmland and to establish themselves as citizens.
Resumen: Nuestra pesquisa está centrada en la ecología humana e intencionó producir conocimientos socioambientales a partir de las declaraciones de las mujeres en El asentamiento Herbert de Souza, ubicado en el Municipio de Paracatu, Minas Gerais. El municipio de Paracatu está pasando por un proceso de desertificación como resultado Del desarrollo de la agroindustria y minerías internacionales. La región fue y sigue siendo um campo del latifundio donde la reforma agraria tiene importante significación, puesto que La lucha por la tierra en la región resultó en la constitución de 09 asentamientos que están em contra del sistema político reinante. La metodología elegida fue la pesquisa acción y lós procedimientos utilizados fueron la observación participante, entrevistas, taller del futuro y círculos de conversación. En el asentamiento Herbert de Souza, acerca de 46% de lós asentados tuvieron que vender sus lotes por ausencia absoluta de condiciones de supervivencia, siendo que de los 54% demás tenemos veinte familias cuyos lotes están sin ninguna actividad productiva y sobreviven vendiendo sus fuerzas de trabajos para lós hacienderos de la redondez. La educación del campo es prácticamente inexistente, siendo que los alumnos asisten escuelas rurales y urbanas sin ninguna experiencia con la realidad Del campo, teniendo que viajar en autobús escolares, saliendo de casa durante la madrugada y regresando al principio de la tarde, no ocurriendo aprendizaje significativo. Las mujeres, al lado de sus compañeros son protagonistas de los procesos de resistencia y cambios. Estamos presenciando en el asentamiento Herbert de Souza que el sistema disyuntivo desagrego totalmente cualquier posibilidad de trabajo comunitario debido a la economía de mercado que rompió los valores que antes eran cultivados en el asentamiento. Observamos que en los lotes que todavía los asentados están ocupando reina un compromiso intrínseco entre el hombre y la mujer, no existiendo diferencias marcantes entre los dos, pues, ambos están luchando lado a lado para sobrevivir delante todas las dificultades generadas por la falta de agua para plantar, de la ausencia de conocimientos para estructurar la agricultura familiar cuya ausencia vuelve inviable la agroindustria rural de pequeño porte. Concluimos que la reforma agraria en El asentamiento Herbert de Souza ha sido desfigurada en razón de la inoperancia del Estado em no hacer compromiso en atender a sus propias directrices que fueron preparadas para estimular una democracia donde el trabajador rural tendría apoyo para administrar su gleba haciéndole una persona insertada en la sociedad.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.T.18241
Appears in Collections:FE - Doutorado em Educação (Teses)

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