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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18136
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Title: O ensino de ciências no contexto da medida socioeducativa de internação
Authors: Claudio, Gislâine Cardoso
Orientador(es):: Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Coorientador(es):: Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto:: Ensino de ciências
Medidas socioeducativas
Aprendizagem
Issue Date: 13-May-2015
Citation: CLAUDIO, Gislâine Cardoso. O ensino de ciências no contexto da medida socioeducativa de internação. 2015. 71 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Lecionar ciências é um desafio, pois essa área exige dos profissionais: a) uma ampla visão dos fenômenos que as compõem, como a integração de várias áreas do conhecimento num único componente curricular; b) a necessidade de concretizar conceitos abstratos e c) a problematização das concepções e práticas que têm se desenvolvido na escola. Neste trabalho, focamos o ensino de ciências no contexto de uma escola que atende adolescentes na medida socioeducativa da internação (BRASIL, 1990). Considerando, portanto, de um lado a educação como um direito e, por outro, a educação como essencial ao desenvolvimento dos adolescentes que se encontram na medida socioeducativa de internação, o ensino de ciências deve ser adaptado às limitações desse contexto, a saber: segurança, poucos recursos pedagógicos, sem perder de vistas o potencial que ele tem para o desenvolvimento do raciocínio científico e do pensamento e posicionamento críticos desses adolescentes. O objetivo desse trabalho foi identificar limites e possibilidades do Ensino de Ciências no contexto de uma unidade de internação de adolescentes do Distrito Federal. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa com delineamento da pesquisa etnográfica, já que grande parte dos dados coletados se deu a partir das observações e práticas da pesquisadora, que foi inserida no contexto da Unidade de Internação. Os resultados evidenciaram que aulas mediadas por experimentos, jogos e atitudes provocadoras por parte dos professores tornam o processo de ensino-aprendizagem de ciências mais significativa para os adolescentes internados, permitindo a vivência de um processo de inclusão escolar nas ciências, mesmo com as restrições encontradas no ambiente das medidas socioeducativas.
Abstract: Teaching science is a challenge, because this area requires professionals: a) an overview of the phenomena that make up, as the integration of various areas of knowledge in one curricular component; b) the need to achieve abstract concepts c) questioning of ideas and practices that have developed in school. In this paper, we focus on the teaching of science in the context of a school for teenagers in socio measure of hospitalization (BRAZIL, 1990). Whereas, therefore, on the one hand education as a right and, secondly, education as essential to the development of teenagers lying on the socio-educational measures of hospitalization, science education should be adapted to the limitations of this context, namely: security , few teaching resources without losing views the potential he has for the development of scientific reasoning and thinking and critical placement of these teenagers. The aim of this study was to identify limits and possibilities of science education in the context of a juvenile detention unit of the Federal District. The methodology used in the research was qualitative and ethnographic research design, since much of the data collected was made from observations and practices of the researcher, which was inserted in the context of the inpatient unit. The results showed that lessons mediated experiments, games and provocative attitudes of teachers make the process of teaching and learning science more meaningful for juvenile detainees, allowing the experience of a process of school inclusion in the sciences, even with the restrictions found the environment of educational measures.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18136
Appears in Collections:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

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