Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18134
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_LilianFernandesDaCunha.pdf8,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Em busca de um modelo de cooperação Sul-Sul : o caso da área espacial entre o Brasil e a República Popular da China (1980-2003)
Autor(es): Cunha, Lilian Fernandes da
Orientador(es): Lessa, Antônio Carlos
Assunto: Cooperação - Brasil - China
Área espacial
Sensoriamento remoto
Data de publicação: 13-Mai-2015
Referência: CUNHA, Lilian Fernandes da. Em busca de um modelo de cooperação Sul-Sul: o caso da área espacial entre o Brasil e a República Popular da China (1980-2003). 2004. 118 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumo: Este estudo tem por objetivo fazer uma avaliação da natureza e da importância da cooperação na área espacial entre o Brasil e a República Popular da China, especialmente o caso do satélite de sensoriamento remoto CBERS (Chinese Brazilian Earth Resources Satellite), no período de 1980 a 2003. Neste contexto, o estudo busca identificar a sinergia das agências especializadas e a dinâmica do aparelho de Estado na promoção de um projeto bilateral de cooperação Sul-Sul em tecnologia de ponta. A argumento apresentado considera que o resultado do processo estabeleceu um novo paradigma de cooperação para os países em desenvolvimento configurando uma alternativa estratégica para as barreiras tecnológicas internacionais impostas no sistema internacional. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims at evaluate the nature and importance of cooperation in the space field between Brazil and the People’s Republic of China, specially CBERS’(Chinese Brazilian Earth Resources Satellite) case of remote sensing satellite during the period of 1980-2003. In this context, the study identifies the dynamics among specialized agencies and the State’s bureaucracy in promoting South-South cooperation project in cutting- edge technology. The argument presented considers that this bilateral project established a new paradigm of cooperation for developing countries representing a strategic alternative for the technological barriers imposed by international system.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2004.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IREL - Mestrado em Relações Internacionais (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.