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Título: A preparação poética na dança contemporânea : o toque poético, as imagens das células corporais e dos rabiscos nos processos de composição de Madam do Neka e de por 7 Vezes da Quasar
Autor(es): Bittar, Adriano Jabur
Orientador(es): Medeiros, Maria Beatriz de
Assunto: Dança contemporânea
Poética
Composição (Arte)
Imagem
Data de publicação: 7-Mai-2015
Data de defesa: 27-Fev-2015
Referência: BITTAR, Adriano Jabur. A preparação poética na dança contemporânea: o toque poético, as imagens das células corporais e dos rabiscos nos processos de composição de Madam do Neka e de por 7 Vezes da Quasar. 2015. 509 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta tese investiga outra maneira de preparar os intérpretes da dança contemporânea para atuar quando em cena. Para isto, são propostos três recursos poéticos, um derivado do uso do toque, o Toque Poético, e os outros dois derivados do estudo de imagens, as Células Corporais e os Rabiscos, aplicados a dois processos de composição. Acreditando no hibridismo natural das artes da cena, esses recursos mesclam paradigmas e conceitos de áreas como a própria Dança, Artes Visuais, Teatro e Fisioterapia, para se chegar ao corpo como lugar de produção de sentidos reverberantes em cena. A hipótese é a de que, apesar de existirem propostas, técnicas e ferramentas para uma (des)construção dos padrões corporais estabelecidos no dançarino, considera-se que o Toque Poético e os Rabiscos, usados em conjunto com as imagens manipuladas das Células Corporais, podem ser capazes de contribuir para os recursos já existentes, no sentido de atingir uma ação cênica otimizada para a dança contemporânea. Para propor outra forma de processo composicional, entre tantas possíveis, optou-se por fazer uma pesquisa qualitativa, de campo, caracterizada como uma pesquisa participante. Assim, nesta tese se reflete sobre o atual estado da dança cênica ocidental, que vem se questionando ontologicamente. Percebe-se que várias tendências da agoralidade, como o hibridismo, ou a hibridez, exigiram que a arte contemporânea, e a dança, por conseguinte, se atualizassem, se abrindo para as diferentes realidades possíveis de cada participante da equipe de criação de espetáculos. Confirma-se tal tendência pelo estudo histórico-conceitual dos agentes que contribuíram para que a dança cênica ocidental se mantivesse híbrida, desde a sua criação, com o balé clássico, passando pela dança moderna, até chegar à dança contemporânea. A partir desse contexto, descrevem-se as Células Corporais, o Toque Poético e os Rabiscos, refletindo-se sobre a realidade (((index)))terna dos corpos poéticos, as teorias e práticas que ajudaram a definir essa realidade e esses recursos, tais como a Terapia Craniossacral Biodinâmica, o Fletcher Pilates®, a improvisação, o Contato-Improvisação, o Continuum e o estudo das imagens na dança. Desse modo, na pesquisa participante as rotinas do NEKA poéticas corporais e da Quasar Companhia de Dança, ambos sediados em Goiânia, Goiás, foram vivenciadas por quase 34 meses. Nesse tempo, o autor desta tese teve a oportunidade de atuar como diretor-intérprete-criador do espetáculo MADAM, do NEKA, e como fisioterapeuta e colaborador na pesquisa da poética de Por 7 Vezes, da Quasar. Por meio da análise de situações experimentadas e discutidas pela equipe participante, foram feitas anotações em um diário de bordo, filmadas e fotografadas algumas vivências, criado um blog e uma conta no Facebook para a partilha das ideias/imagens em estudo, realizadas entrevistas não padronizadas e aplicados questionários estruturados, respeitando um esquema elaborado com o rigor necessário às pesquisas acadêmicas. Ao final, verificou-se que a hipótese levantada mostrou-se afirmativa: os recursos poéticos Toque Poético, Rabiscos e Células Corporais demonstraram poder ser factíveis nos processos composicionais para a dança contemporânea.
Abstract: This thesis investigates another way to prepare the contemporary dancers to act while performing. For this purpose, three different poetic resources that will help the contemporary dancers while performing are proposed - one is derived from the use of touch, the so called Poetic Touch, and the other two are derived from the study of imagery, nominated Body Cells and Sketches. These resources were applied to two contemporary dance compositional processes. Believing that the compositional processes on the performing arts are hybrid in nature, those resources intertwine paradigms and concepts from complex fields of study, such as Dance, Visual Arts, Theatre and Physiotherapy. The idea is that the Body Cells, the Sketches and the Poetic Touch will turn the dancer's body into a place where resonating senses are produced. The hypothesis is that despite the fact that there are other proposals, techniques and methods to (de)construct the patterns held and deeply established at the dancer's body, we believe that the Poetic Touch and the Sketches, used in consonance with the Body Cells, might contribute to the existing resources, so that the contemporary dancer can reach beyond, towards an optimal poetic action. To propose yet another way to behave on the compositional process, we use the qualitative field research method, and the participant observation. Therefore, we reflect about the actual state of the western scenic dance, that has being questioning itself ontologically. It seems that many tendencies of the contemporary world such as the hybridization, or hybridism, demanded that the contemporary art, and thus, dance, updated themselves, opening up to the possible varied realities of each participant of the creation team. This tendency is also confirmed by the study of the concepts and history of the agents that kept hybridism alive on the western scenic dance, since its beginning, with the creation of classical ballet, passing through modern and contemporary dance. From this point onwards we describe the Body Cells, the Poetic Touch, and the Sketches, concentrating on the (((index)))ternal poetics, the theories and practices that helped define this poetics and those resources, such as Biodynamical Craniossacral Therapy, Fletcher Pilates®, improvisation, Contact-Improvisation, Continuum and the use of imagery. Thus, on the participant observation the routines of NEKA poéticas corporais, and of Quasar Companhia de Dança, both situated in Goiânia, Goiás, were experienced for almost 34 months. On this period of time the author of this thesis had the opportunity to act as a director-interpreter-creator of the contemporary dance piece MADAM, by NEKA, and as a physiotherapist and collaborator of the research of the poetics of Por 7 Vezes, by Quasar. Through the analyses of the situations experimented, and discussed by the participant team, notes and photography were taken, short videos, a blog and a Facebook account were created for the sharing of ideas/images in study, interviews were taken and questionnaires were applied, always attending to the necessary rigor of the academic research. At the end, it was verified that the hypothesis in study was affirmative: the poetic resources Poetic Touch, Sketches and Body Cells demonstrated to be feasible on the compositional processes of the contemporary dance.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, DInstituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2015.
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.T.18100
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