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Título: A formação humana no jovem Marx : contribuição para a educação física escolar
Outros títulos: Human emancipation at the young Marx : contribution for the school physical education
Autor(es): Silva, Simone Tourinho da
Orientador(es): Húngaro, Edson Marcelo
Assunto: Educação física
Publicações científicas
Educação
Marx, Karl, 1818-1883 - crítica e interpretação
Educação física escolar
Educação física escolar - publicações científicas
Data de publicação: 28-Abr-2015
Referência: SILVA, Simone Tourinho da. A formação humana no jovem Marx : contribuição para a educação física escolar. 2014. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de analisar e diagnosticar os avanços e as possibilidades que as produções científicas voltadas para educação física escolar brasileira, após o movimento renovador, têm apresentado, no sentido de contribuir com o processo de formação humana com vistas à emancipação, tendo como referência os textos do Jovem Marx (45/46). A fim de alcançar os objetivos propostos deste estudo depreendeu-se a necessidade dos capítulos 1 e 2, com a finalidade de dar suporte a seleção e análise das produções e em seguida foi utilizada a técnica de pesquisa bibliográfica, considerando como fonte de pesquisa a produção acadêmica vinculada pelo CBCE relacionadas à educação física escolar, publicados de 1990 a 2014, na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE); de 2009 a 2013, nos Cadernos de Formação da RBCE e de 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013, no Grupo de Trabalho Temático (GTT) Escola dos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE). Os resultados encontrados nas produções mapeadas de certo modo demonstram que nossa hipótese inicial, qual seja: de que a defesa de uma educação física escolar comprometida e revolucionária deixou de encontrar sustentação, tendo em vista que, das produções pesquisadas, de um total de 529 artigos, apenas 9 possuem base materialista histórica com elaborações inspiradas nas obras marxianas, isto é, elaborações do próprio Marx. Conclui-se que a disputa contra-hegemônica se faz presente no âmbito do CBCE, ainda que de forma bem incipiente diante das contradições e circunstâncias apresentadas neste estudo. Entende-se por este estudo não o fim de um processo dado com a titulação de mestrado acadêmico, não somente um compromisso com a ciência e o desenvolvimento humano, mas também com a continuidade deste movimento em busca de uma vida dotada de sentido, de uma formação humana, omnilateral, pela superação das condições que oprimem o ser, no horizonte de outra sociedade possível e tão necessária. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study had the objective to analyze and diagnose the advances and possibilities from scientific papers related to the brazilian physical education, which after the renewing movement, had presented in the sense of contribute with the process of human formation with eyes to the emancipation, holding as a the reference, texts from Young Marx (45/46). In order to achieve the proposed objectives, from this study inferred a need of chapters 1 and 2, to support the selection an analysis from scientific productions, followed by the bibliographic research technique, considering the academic productions vinculated by CBCE related to physical education, published from 1990 to 2014, in Revista Brasileira de Ciencias do Esporte (RBCE); from 2009 to 2014,Cadernos de Formação from RBCE, and from 2005,2007,2009,2011,2013 inside the Thematic Working Group (GTT – Grupos de Trabalho Temático) - School of the Brazilian Congress of the Annals of Sports Sciences (CONBRACE). The results found in the mapped productions, in a way show that our initial hypothesis, namely: the defense of a committed and revolutionary physical education failed to find support from the surveyed productions: which in a total of 529 articles, only 9 have historical materialist based elaborations inspired by Marxian works, which means, elaborations of Marx himself. It follows that the counter-hegemonic dispute is present in the RBCE albeit in a very incipient manner in the face of contradictions and circumstances presented in this study. It is understood by this study not the end of a process given with the titration of an academic master, not only a commitment to science and human development, but also the continuity of this movement in search of a life with meaning, a human formation, omnilateral, by overcoming the conditions that oppress humans, on the horizon of another possible society and so necessary.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Strictu-Sensu em Educação física , 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FEF - Mestrado em Educação Física (Dissertações)

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