Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17887
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_PatriciaLaundryMolloVieira.pdf96,51 MBAdobe PDFView/Open
Title: O espaço de Milton Santos à luz da semiótica
Authors: Vieira, Patricia Laundry Mollo
Orientador(es):: Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Assunto:: Santos, Milton, 1926-2001
Peirce, Charles S., 1839-1914
Semiótica
Espaço e tempo
Issue Date: 14-Apr-2015
Citation: VIEIRA, Patricia Laundry Mollo. O espaço de Milton Santos à luz da semiótica. 2014. 89 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: O tema dessa Dissertação é a análise do pensamento e da Teoria Social Crítica de Milton Santos na obra A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção, à luz da Semiótica de Peirce e Bakhtin. Defendemos a hipótese de que Milton Santos utiliza as categorias de análise do Espaço, como vetores epistemológicos de empriricização da indissociabilidade entre sistema de ação e sistema de objetos, para explicar geograficamente a realidade em movimento. Para verificá-la, propomos a aplicação das posições lógico-formais do Signo em Peirce às categorias miltonianas e análise da sua alternância na Semiose, a partir dos vetores de Determinação e Representação. Supomos que a contribuição da Dissertação está em sinalizar que o Espaço de Milton Santos participa como protagonista no processo de significação da História, além de sugerir a Semiótica Aplicada como método para análise do pensamento geográfico. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The theme of this Master's dissertation is the analysis of thought and work of the Brazilian geographer Milton Santos in: A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção in light of semiotics of Peirce and Bakhtin. We defend the hypothesis that Milton Santos uses the categories of space’s analysis as epistemological vectors of inseparability between action system and objects system to geographically explain reality in motion. To verify it, we propose the application of formal logical positions of Peirce’s Sign in Milton Santos’s space categories and the analysis of their alternation in Semiosis, from both vectors of Determination and Representation. We assume that the contribution of this Master's dissertation is to signal that the Milton Santos’s space participates as an actor in the history and to suggest Applied Semiotics as a method for analysis of geographical thought.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:GEA - Mestrado em Geografia (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/17887/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.