Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17847
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabrielFavero.pdf17,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estudo da interação de nanotubos de Nitreto de Boro funcionalizados com as moléculas de H2, CO e CO2
Autor(es): Favero, Gabriel
Orientador(es): Gargano, Ricardo
Assunto: Nanotubos de nitreto de boro
Moléculas
Data de publicação: 30-Mar-2015
Referência: FAVERO, Gabriel. Estudo da interação de nanotubos de Nitreto de Boro funcionalizados com as moléculas de H2, CO e CO2. 2014. 64 f., il. Dissertação (Mestrado Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Estudamos a interação das moléculas gasosas H2, CO e CO2 com nanotubos de nitreto de boro funcionalizados e puros. A funcionalização do nanotubo foi feita por dopagem substitucional pelo átomo de cobalto nos sítios possíveis (boro e nitrogênio), e analisando qual é a melhor funcionalização no intuito de encontrar a estabilidade do nanotubo. Os cálculos da parte eletrônica, feitos via DFT, mostraram que a dopagem mudam as características geométricas, com o deslocamento radial do átomo de cobalto, e eletrônicas, mudando a densidade de estados, GAP e estrutura de bandas. A análise dos dados também mostraram que não ocorre adsorção química para os nanotubos puros, mas ocorre para os nanotubos funcionalizados. Ao ocorrer a absorção, a estrutura de bandas, GAP e densidade de estados do nanotubo mudam, devido a presença das moléculas gaso¬sas. Foram determinados também as energias rovibracionais, o espectro vibracional e as contantes espectroscópicas rovibracionais destes sistemas funcionalizados. Os resultados mostram que eles estão ligadas com o espectro dentro da faixa do infravermelho. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this work, we studied the interaction of the H2, CO, and CO2 gaseous molecules with functionalized and pristine boron nitride nanotubes. The nanotube functionaliza- tion process was done replacing the boron/nitrogen by the cobalt atom. The electronic calculations, done via DFT method, showed that the functionalization process changes the nanotube geometric and electronic properties, such as adsorption energies, density of charge, GAP, and band structures. Our results indicated that chemical adsorption does not occur for pristine nanotubes. It was also verified that when the adsorption occurs, the nanotube band structure and density of states change due to the presence of the gaseous molecules. Functionalized nanotube Rovibrational energies and spectrocopic constants were also determined. The obtained results suggested that the nanotube-molecules sys¬tems are bounded on the infrared band spectrum.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Pós-Graduação em Física, Mestrado em Física, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IF - Mestrado em Física (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.