Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17840
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DaniloRobertoSilvaDeOliveira.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: "Homem na estrada" : as narrativas dos Racionais MC'S
Autor(es): Oliveira, Danilo Roberto Silva de
Orientador(es): Dalcastagnè, Regina
Assunto: Hip hop - movimento artístico
Racionais Mc's
Música - aspectos sociais
Música - análise, apreciação
Data de publicação: 27-Mar-2015
Referência: OLIVEIRA, Danilo Roberto Silva de. "Homem na estrada": as narrativas dos Racionais MC'S. 2014. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta dissertação investiga as narrativas da banda de rapRacionais MC´S. Para tanto, esclarece as especificidades do hip hop como um movimento artístico que se expressa como música, literatura, artes plásticas e dança; reconstrói o campo da música brasileira na segunda metade do século, no Brasil; a história negra de São Paulo e uso da música como resistência e o surgimento da banda. Analisa cinco canções em dois momentos distintos: ao discutir “Diário de um detento”, pensa sobre as relações entre diferentes ramos do conhecimento, como a literatura, a antropologia e a história. Com “Homem na estrada”, “Capítulo 4, versículo 3”, “Vida loka parte 2” e “Mente do Vilão" investiga sobre como se dá, na narrativa da banda, a relação entre indivíduo e sociedade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation invesrtigates the narratives of the rap group Racionais MC´S. To do so, it clarifies the specifications of the hip hop as an art movement that is expressed as music, literature, plastic arts and dance; it reconstructs the field of brazilian music in the second half of the century, in Brazil; the history of the black people Of São Paulo and the use of music as an resistance, and the emergence of the band. It analyzes five songs in two different moments: when discussing “Diário de um detento”, it works around the relationships between differente branches of knowledge like literature, anthropology and history. With “Homemna Estrada”, “Capítulo 4, versículo 3”, “Vida loka parte 2” and “Mente do vilão” it investigates how it is, in the narrative of the band itself, the relation between individual and society.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:TEL - Mestrado em Literatura (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.