Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17748
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_RafaelAugustoTursiMatsutacke.pdf2,34 MBAdobe PDFView/Open
Title: Meu corpo, teu corpo e este outro : visitando os processos criativos do Projeto PÉS
Authors: Matsutacke, Rafael Augusto Tursi
Orientador(es):: Veloso, Jorge das Graças
Assunto:: Teatro
Dança
Pessoa com necessidade especial
Educação especial
Educação artística
Issue Date: 2-Mar-2015
Citation: MATSUTACKE, Rafael Augusto Tursi. Meu corpo, teu corpo e este outro: visitando os processos criativos do Projeto PÉS. 2014. 111, 14 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: O trabalho Meu Corpo, Teu Corpo e Este Outro faz uma visita aos processos criativos em teatro-dança realizados pelo Projeto PÉS, desde sua criação até os dias atuais. O PÉS visa, através da vivência e experiência corporal, à provocação e a criação do movimento estético-expressivo para/por pessoas com quaisquer deficiências, sejam elas físicas, sensoriais ou motoras. Este trabalho analisa assim: seus agentes, ressaltando a importância do reconhecimento de seu protagonismo; o processo de estudo e compreensão sobre como o movimento será admitido e trabalhado, associando-o ainda a Análise Laban do Movimento, utilizada aqui como fonte inicial para a elaboração das aulas; os laboratórios de experimentação criados para ampliação de repertório físico e semântico, trabalhados ora a partir do uso de objetos, ora a partir da relação corpo a corpo; e a estética criada pelo grupo, questionando seus valores artísticos, e seus espetáculos Klepsydrae Grão(s), criados ao longo da trajetória do grupo. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The dissertation Meu Corpo, Teu Corpo e Este Outro makes a visit to the creative processes in theater-dance performed by FT Project, from its creation to the present day. The PES aims, through experience and bodily experience, the provocation and the creation of aesthetic-expressive for/by people with any disability, whether physical movement, sensory or motor. This paper analyzes: their agents, highlighting the importance of the recognition of their role; the process of studying and understanding about how the movement will be admitted and worked associating it with Laban Movement Analysis, which is used here as the initial source for the preparation of lessons; the laboratories of experimentation created for expansion of physical and semantic repertoire, sometimes worked with the use of objects, sometimes from body to body ratio; and the aesthetics created by the group, questioning its artistic values, and their plays Klepsydra and Grain (s), created along the trajectory of the group.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/17748/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.