Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17662
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SergioRibeiroKneipp.pdf886,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A influência da linguagem cinematográfica na moderna prosa de horror : um estudo de caso, O iluminado, de Stephen King
Autor(es): Kneipp, Sérgio Ribeiro
Orientador(es): Lima, Rogério da Silva
Assunto: King, Stephen, 1947- crítica e interpretação
Cinema e literatura
Crítica cinematográfica
Filme e literatura
O iluminado (1977) - romance
Data de publicação: 12-Fev-2015
Referência: KNEIPP, Sérgio Ribeiro. A influência da linguagem cinematográfica na moderna prosa de horror: um estudo de caso, O iluminado, de Stephen King. 2011. 2017 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Há um senso comum na academia ao afirmar que o cinema é influenciado pela literatura. Porém esta influencia não acontece apenas no mundo cinematográfico alguns estudos vão ainda mais longe e localiza o germe dessa influência em períodos anteriores à própria invenção do cinema, da fotografia e até da escrita. Com avanço da tecnologia e o crescimento da indústria cinematográfica este ambiente ganhou uma linguagem própria, com isso passou a observar um fenômeno inverso, a literatura sofrendo influencia da linguagem cinematográfica. A meta deste trabalho é a de identificar elementos que seriam, em tese, originários da própria linguagem cinematográfica e que hoje se encontrariam incorporados na moderna literatura. O objeto de estudo utilizado neste trabalho foi o livro O Iluminado de Stephen King.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:TEL - Mestrado em Literatura (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.