Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17593
Título: Perspectivas do Developmental State no Brasil
Autor(es): Balestro, Moisés Villamil
Assunto: Economia
História
Brasil
Data de publicação: 2011
Editor: Verbena Editora
Referência: BALESTRO, Moisés. Perspectivas do developmental state no Brasil. In: RANINCHESKI, Sonia; NEGRI; Camilo; MUELLER, Charles (Org.) Economia brasileira em perspectiva histórica. Brasília: Verbena, 2011, p. 87-99.
Resumo: O presente capítulo está dividido em quatro partes. Uma primeira parte recupera algumas lições da experiência coreana de Developmental State. A recuperação dessa experiência vai além de uma ilustração empírica de um país de industrialização tardia que logrou enorme sucesso em suas estratégias de catch-up. A experiência pode ser considerada matéria prima de uma espécie de tipo ideal weberiano para a construção teórica do Developmental State. Uma segunda parte situa o Developmental State no contexto do chamado novo-desenvolvimentismo. Este último é uma elaboração mais presente na América Latina. Parte-se do suposto de que há uma fertilização cruzada promissora entre o novo-desenvolvimentismo e a discussão do Developmental State. A terceira parte busca ir além do entusiasmo obtido com o relativo sucesso econômico brasileiro dos últimos anos e colocar questões estruturais que ainda precisam ser enfrentadas na construção de um Developmental State no Brasil. Algo a ser discutido em maior detalhe nesta seção tem a ver com a mudança de patamar do capitalismo brasileiro. Pensar as instituições, sua dependência de trajetória, sua construção e transformação exige pensar o capitalismo brasileiro. O conceito de capitalismo vindo da economia política clássica e ganhando proeminência nos debates contemporâneos da sociologia econômica precisa ser retomado como conceito integrador das complexas relações entre economia, política e sociedade. Ao final, são feitas considerações que permitam pensar sobre algumas perspectivas do Developmental State no Brasil.
Licença: Todos os direitos reservados aos autores. Obra de domínio público. Permitido o uso do conteúdo desde que citada a fonte. Fonte: Verso da folha de rosto do livro.
Aparece nas coleções:ELA - Livros e capítulos de livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_PerspectivasDevelopmentalState.pdf587,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.