Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17494
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ComprometimentoOrganizacionaldoBibliotecáriodaRegião.pdf172,17 kBAdobe PDFView/Open
Title: Comprometimento organizacional do bibliotecário da região Sul e Sudeste
Other Titles: South and southeast librarian organizational commitment
Authors: Baptista, Sofia Galvão
Assunto:: Bibliotecários
Mercado de trabalho
Comprometimento organizacional
Profissionais autônomos
Issue Date: 2001
Publisher: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF) com a colaboração do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados da Universidade de Brasília (CID/UNB) a partir de 1995.
Citation: BAPTISTA, Sofia Galvão. Comprometimento organizacional do bibliotecário da região Sul e Sudeste. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 25, n. 2, p. 217-238, 2001. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000005347&dd1=fca45>. Acesso em 19 jan. 2015.
Abstract: Foi utilizada a abordagem do comprometimento organizacional para comparar o comportamento organizacional do bibliotecário autônomo com o do bibliotecário institucionalizado. A comparação dos graus de comprometimento (afetivo) dos dois grupos mostrou ser eficaz. Verificou-se que os bibliotecários autônomos são mais comprometidos com a organização para qual trabalham do que os institucionalizados. As diferenças existentes entre os dois grupos de profissionais puderam ser comparadas, também, sob outros aspectos, tais como: nos motivos de opção pela organização; no relacionamento com a organização e na preferência pela organização ideal. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The organizational commitment behavior approach was used to compare the institutionalized librarian, to the autonomous organizational behavior. The results showed higher organizational commitment by autonomous. Other results demonstrated the differences between the two groups like: motivation of the organization options, organization relationship, and ideal organization.
Description: A edição do artigo foi feito em colaboração com Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados da Universidade de Brasília (CID/UNB), que atualmente possui o título de Faculdade de Ciência da Informação/ UnB.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:FCI - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/17494/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.