Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17443
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AndreiLimaQueiroz.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uma solução de software de assinatura digital de documentos para instituição de ensino brasileira
Autor(es): Queiroz, Andrei Lima
Orientador(es): Rodrigues, Genaína Nunes
Assunto: Engenharia de software
Assinatura digital
Certificado digital
Universidade de Brasília
Data de publicação: 29-Dez-2014
Data de defesa: 30-Jul-2014
Referência: QUEIROZ, Andrei Lima. Uma solução de software de assinatura digital de documentos para instituição de ensino brasileira. 2014. xi, 63 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo propor e avaliar uma implementação de software de assinatura digital. O estudo foi motivado pelos problemas encontrados no processo atual de emissão dos certificados de extensão da Universidade de Brasília. Além de propor uma implementação do software de assinatura digital baseada em paradigmas da orientação a serviço, o estudo utiliza a abordagem GQM de Victor R. Basili para avaliar se as funcionalidades se adéquam ao negócio da instituição. O desenvolvimento da proposta teve como base as normas e documentos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil e a Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. Com isso garantiremos as mesmas característica jurídicas do documento físico ao documento digital, ou seja, a validade jurídica ao documento assinado eletronicamente. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This project aims to propose and evaluate a digital signature software implementation. The research was motivated by all problems found in the current building process of university extension certificates at Universidade de Brasília. Besides to propose the digital signature software implementation based on service-oriented architecture, this research use the Victor R. Basili’s GQM approach to evaluate whether those functionalities fit the institution’s goals. This development proposal was based on regulation and standards specified by Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil and the Medida Provisória 2.200-2, submitted on 24th August 2001. Thus, we can ensure the same legal characteristics of the physical documents will be in the digital one. It means that the digital document should be trusted in jurisdictional sphere.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.