Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17435
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabrielSantosElias.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Criar poder popular : as relações entre o MTST e o Estado no Distrito Federal
Autor(es): Elias, Gabriel Santos
Orientador(es): Abers, Rebecca Neaera
Assunto: Ciência política
Movimentos sociais
Data de publicação: 29-Dez-2014
Referência: ELIAS, Gabriel Santos. Criar poder popular: as relações entre o MTST e o Estado no Distrito Federal. 2014. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender o sentido que o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) constrói sobre seu próprio poder na relação com o Governo no Distrito Federal. O MTST é um movimento que age com autônomia em relação ao Governo local e para atingir seus objetivos e obter conquistas para as famílias que o compõem utiliza de ações transgressivas para forçar condições favoráveis de diálogo para negociação. O caso estudado nos ajuda a compreender a teoria do confronto político (Tarrow, 2009; Tilly, 1978; McAdam et al, 2001) e as possibilidades das estratégias dos movimentos sociais. As ações transgressivas que desafiam os poderosos (Tarrow, 2009) podem retornar através de ações repressivas do Estado. Neste trabalho também é apresentado um relato de perseguição pública sofrida devido à participação em um protesto do MTST. Com base nesse relato são analisados os efeitos da perseguição e da repressão para a atuação política dos movimentos sociais.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Pós-Graduação em Ciência Política, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IPOL - Mestrado em Ciência Política (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.