Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17270
Título: Transformações econômicas e democracia liberal : a Via Chilena ao Socialismo e o conflito da propriedade privada
Autor(es): Negri, Camilo
Assunto: Democracia
Allende Gossens, Salvador, Presidente do Chile
Socialismo
Capitalismo
Data de publicação: 2010
Citação: NEGRI, C. Transformações econômicas e democracia liberal: a Via Chilena ao Socialismo e o conflito da propriedade privada. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre as Américas, v. 4, p. 15-44, 2010. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/3945/3341. Acesso em: 8 des. 2014.
Resumo: Um dos pressupostos ideais da democracia liberal é o pluralismo ideológico e abertura à contestação. No que tange à dimensão econômica, contudo, esses pressupostos não são necessariamente válidos. O exemplo da via chilena ao socialismo demonstra que, mesmo em democracias estáveis, as regras não comportam propostas de modificações no sistema de propriedade privada. No longo da história do pensamento democrático, participação e inserção de demandas econômicas radicais são questões problemáticas. As dificuldades reais a que estão submetidas as ideologias anti-capitalistas em um sistema democrático são exemplificadas por meio de entrevistas com ex-ministros de governo de Allende.
Aparece nas coleções:ELA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TransformacoesEconomicasDemocraciaLiberal.pdf435,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.