Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17209
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RaimundoClementeLimaNeto.pdf17,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Quadrinho como labirinto : uma descrição interpretativa das tiras do blog Manual do Minotauro sob a ótica da poética do imaginário
Autor(es): Lima Neto, Raimundo Clemente
Orientador(es): Oliveira, Selma Regina Nunes
Assunto: Histórias em quadrinhos
Flusser, Villém, 1920-1991
Coutinho, Laerte, 1951-
Imaginário coletivo
Comunicação de massa
Data de publicação: 3-Dez-2014
Referência: LIMA NETO, Raimundo Clemente. Quadrinho como labirinto: uma descrição interpretativa das tiras do blog Manual do Minotauro sob a ótica da poética do imaginário. 2014. xi, 290 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Nesta dissertação tomamos o conceito de pensamento linear e de superfície do filósofo Villém Flusser para estudar, sob um viés poético, as tiras produzidas pelo quadrinista Laerte Coutinho durante os anos de 2008 e 2010 – as chamadas tiras livres. Com base na pesquisa do imaginário de Gilbert Durand e na razão poética da filósofa María Zambrano empreendemos uma descrição interpretativa das tiras livres a partir de sua fase inicial: a série de 27 tiras de título Manual do Minotauro, também nome do blog de Laerte. Buscou-se com este estudo contribuir para a discussão contemporânea sobre o desequilíbrio das tensões entre subjetividade e objetividade no campo da comunicação por meio da identificação de uma poética particular de um meio relativamente simples, como a tira de quadrinhos. A imagem do labirinto aparece não apenas como metáfora para a história em quadrinhos moderna, como também é atualizada com base na interpretação das tiras de Laerte como a imagem contemporânea da possibilidade de transformação pessoal. Este resultado vai reforçar e ajustar a ideia de Flusser da urgência do ser humano em assumir seu lugar como poeta e como criador de linguagem no interior de seu mecanismo de renovação do imaginário coletivo.
Abstract: The present dissertation use the notions of linear and superficial thinking as thought out by the filosofer Villém Flusser to create a reflexion about the poetic of the comic strips created by brazilian cartoonist Laerte Coutinho during the years of 2008 and 2010, the so called free strips. Springing from Gilbert Durand’s imaginary research and adding María Zambrano’s poetic reason, we engaged on a intepretative description around the free strips based on its inicial phase: a series of twenty seven strips named Minotaur’s Manual, wich is responsible for naming the Laerte’s blog. With this study we intended to give a contribution that comes from the communication area to the contemporary discution around the inbalance between subjectivity and objectivity with the identification of a poetic that is particular to the relatively simple media of the comic strip. The image of the labirinth will apear not only as a metaphore regarding the modern comic book media but will be actualized as well by the way of the interpretations that were achieved about Laerte’strips as the image of the contemporary possibility of personal transformation. This result will reinforce and adjust Flusser’s ideia about the urgency with wich the human being must take up its place as poet, as creator of language, inside the mechanism of imaginary renovation.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FAC - Mestrado em Comunicação (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.