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Título: Os professores de instrumentos e suas ações nas escolas parque de Brasília : uma pesquisa descritiva
Autor(es): Bezerra, Veronica Gurgel
Orientador(es): Montandon, Maria Isabel
Assunto: Música na escola
Instrumentos musicais
Professores de música
Professores - formação
Data de publicação: 3-Dez-2014
Data de defesa: 20-Mar-2014
Citação: BEZERRA, Veronica Gurgel. Os professores de instrumentos e suas ações nas escolas parque de Brasília: uma pesquisa descritiva. 2014. 194 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo conhecer as ações dos professores das oficinas de instrumentos das Escolas Parque de Brasília, descrevendo quem são os professores, como se veem, como aprendem e como organizam e desenvolvem suas aulas e quais os desafios e as realizações percebem, revelando suas ações e percepções sobre sua profissão. As Escolas Parque são instituições de ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), que complementam o ensino das Escolas Tributárias – Escolas Classe (ECs) e/ou Centros de Ensino Fundamental (CEFs) – com aulas das linguagens do componente curricular Arte (Artes Visuais, Música e Teatro) e Educação Física. As Escolas Parque são referências dentro do contexto de Brasília, com poucos dados que mostram a realidade do ensino de música em tais instituições. Neste sentido, a presente pesquisa descreve a inserção da música nas escolas regulares, o perfil de professor e os desafios sobre o ensino de instrumento em grupo, explorando os conceitos de profissionalidade, identidade e identidade profissional (CIAMPA, 2008; DUBAR, 2005; HALL, 2006; MARCELO GARCIA, 2010) e profissionalização docente (RAMALHO; NUÑEZ; GAUTHIER, 2003). Orientado pela abordagem qualitativa (BRESSLER, 2000; BOGDAN; BIKLEN, 1994; FREIRE, 2010) do tipo pesquisa descritiva (BLACK; CHAMPION, 1976; GIL, 2011; GRESSLER, 1983; TRIVIÑOS, 1987), o estudo teve como partícipes cinco professores de instrumentos de duas Escolas Parque, com os dados sendo obtidos por meio de entrevista e observação. Estes indicam que a maior parte dos professores não possui habilitação em música, e preencheram a vaga por questões várias, incluindo a localização da escola. Os professores fazem uso de diversos recursos para ensinar, influenciados pela forma como aprenderam a tocar, pelas experiências docentes, por cursos de capacitação, pela troca de conhecimento entre colegas e por iniciativa própria. Geralmente, desconhecem técnicas ou fundamentos específicos do ensino do instrumento em grupo. Os professores lamentam a ausência de projetos pedagógicos e de formação continuada. Mesmo com o aparente descaso da SEDF com as Escolas Parque, da indefinição quanto à sua função e objetivos, e do seu isolamento, os professores dão sentido à suas ações dentro de uma cultura escolar e profissional a qual estão inseridos, sendo na escola e nas interações com os colegas, por meio de mecanismos de socialização profissional, que o professor vai se transformando e se tornando o profissional que é. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study aims to know teachers‟ practices with class instruments teaching in the Escolas Parque of Brasilia, describing who these teachers are, how they see themselves, how they learn and how they organize and develop his classrooms and which are the challenges and the rewards they realize perceive, revealing his actions and perceptions on his profession. The Escolas Parque are schools of the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), which complement the teaching of the Escolas Tributárias – Escolas Classe (ECs) and/or Centros de Ensino Fundamental (CEFs) – with classrooms of the languages of Art (Visual Arts, Music and Theater) and Physical Education. The Escolas Parque are references whithin the context of Brasilia. However, few research have been found about the reality of music education in such institutions. In this sense, the present research describes the insertion of the music in the regular schools, the teacher's profile and the challenges on the instrument teaching in group, exploring the concepts of profissionalism, identity and professional identity (CIAMPA, 2008; DUBAR, 2005; HALL, 2006; MARCELO GARCIA, 2010) and teacher profissionalization (RAMALHO; NUÑEZ; GAUTHIER, 2003). Based on the qualitative approach (BRESSLER, 2000; BOGDAN; BIKLEN, 1994; FREIRE, 2010) with descriptive type (BLACK; CHAMPION, 1976; GIL, 2011; GRESSLER, 1983; TRIVIÑOS, 1987), the study interviewed and observed five instrument teachers of two Escolas Parque. These data indicated that most of the teachers have no degree in music education and are in schools teaching music for many reasons, including the location of the school. They use several resources to teach, influenced by the way they learned, and also by their own teaching experiences, besides qualification courses and for the knowledge exchange between colleagues. Generally, they do not know techniques of group teaching. The teachers‟ resents the absence of pedagogic projects and continued education projects. Even with an apparent negligence of the SEDF with the Escolas Parque, the uncertainty as to its function and objectives, and their isolation, teachers give meaning to their actions within a school and professional culture to which they belong in school and in the interactions with colleagues through professional socialization mechanisms, which the teacher is transformed and becoming the professional that is.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação em Música em Contexto, 2014.
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Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

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