Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17139
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndreiaPereiraDeAraújoMartinez.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: "O que é, o que é?" : princípios norteadores para uma prática educativa de atividade musical com crianças
Autor(es): Martinez, Andréia Pereira de Araújo
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Música em educação infantil
Música - história e crítica
Música na educação
Data de publicação: 28-Nov-2014
Referência: MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo. "O que é, o que é?": princípios norteadores para uma prática educativa de atividade musical com crianças. 2013. xiv, 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho pesquisou uma experiência de educação musical com crianças num projeto social desenvolvido em uma região administrativa do Distrito Federal, com o intuito de investigar quais seriam os princípios norteadores para uma prática educativa de atividade musical com crianças. Teve por objetivos específicos investigar como a música, enquanto atividade educativa, adentrou no Brasil e quais os princípios que foram pensados para essa educação; investigar quais seriam os princípios necessários para uma atividade educativa com a música; e investigar quais seriam os princípios indispensáveis para uma prática educativa com a criança. O referencial fundamentou-se na abordagem teórica histórico-cultural que compreende a música como arte, como uma atividade humana e como possibilidade de esta ser vivenciada por todas as pessoas. O procedimento metodológico teve por instrumentos o grupo focal e a observação. A análise dos dados nos permitiu encontrar alguns princípios que podem nortear a prática educativa de atividade musical com crianças. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aimed to discover an experience of music education with children in a social project developed in an administrative region of the “Distrito Federal” to try to investigate what are the guiding principles for educational practice of musical activity with children. Having specific goals by investigating how music while educational activity entered in Brazil and what principles were thought to such education; which would investigate the principles for an educational activity with music; and investigate what are the principles indispensable for educational practice with the child . The benchmark was based on theoretical historical- cultural approach that includes music as art, as a human and as likely to be experienced by all people activity. The methodological approach was to instrument the focus group and observation. The survey data were analyzed using content analysis, which allowed us to find some principles that can guide the educational practice of musical activity with children.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Acadêmico, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.