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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17103
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Title: Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área de saúde ou aplicações médicas
Other Titles: Criteria for the comparison of usability and accessibility of anatomical 3d web interfaces
Authors: Mata, Thiago Henrique
Sales, André Barros de
Assunto:: Avaliação
Bonecos anatômicos Web 3D
Dissecação virtual
Anatomia - ensino
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Santa Catarina
Citation: MATA, Thiago Henrique; SALES, André Barros. Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área de saúde ou aplicações médicas. Rev. Extensio, Florianópolis, v. 9, n. 14, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2012v9n14p44/24253>. Acesso em: 3 jun 2014.
Abstract: A utilização de bonecos anatômicos virtuais tem conquistado espaço no ensino das ciências de saúde. Sua utilização auxilia no estudo médico de anatomia e na simulação de pacientes com patologias, doenças agudas e traumas. As tecnologias recentes tornaram possível o surgimento de vários bonecos anatômicos virtuais tridimensionais de acesso Web. Realizou-se, então, a definição de critérios para a avaliação e escolha desses bonecos com o foco no ensino na área de saúde ou aplicações médicas, com o objetivo de auxiliar na escolha do boneco mais adequado conforme cada contexto. Para tal, foram levantados alguns frameworks de avaliação relacionados ao tema e então desenvolvidos os critérios de avaliação e seus níveis de pontuação, até finalmente avaliarem-se os bon¬ecos anatômicos encontrados. Como resultado, foram definidos os critérios de navegabilidade, tridimensionalidade, interatividade e realismo, cada um destes podendo receber pontuação de 0 a 5. Entre os bonecos avaliados, os bonecos BioDigital Human e Anato¬mography foram os que obtiveram as melhores pontuações ao todo, 16 pontos, ou 80%. No quadro geral, os bonecos apresentaram uma pontuação média de 2,78 pontos, ou 55,56%, com desvio padrão de 1,56. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The use of virtual anatomical manikin has reached within the health science education. Its use helps in the study of anatomy and medical simulation in patients with pathologies, acute illnesses and injuries. Recent technologies have made possible the availability of several virtual three-dimensional anatomical manikins in the Web. The next step was the defini¬tion of criteria for evaluation and selection of these manikins with the focus on the education in healthcare or medical appli¬cations in order to assist in choosing the most appropriate manikin as each setting. For this, we collected some assessment frameworks related to the topic and then developed the evaluation criteria and scoring levels, and finally was evaluated the anatomic manikins found. Then, we defined the criteria for navigability, three-dimensionality, interactivity and realism, each of which may receive score 0-5. Among the assessed manikins, the Human BioDigital and Anatomography were the ones with the best scores overall, 16 points or 80%. In the big picture, the manikins had a mean score of 2.78 points or 55.56% with a standard deviation of 1.56.
Licença:: Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, SC, Brasil ISSN 1807-0221 está licenciada sob Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Brasil (CC BY-NC-SA 2.5 BR)). Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2012v9n14p44/24253. Acesso em: 3 jun. 2014
DOI: https://dx.doi.org/10.5007/1807 - 0221.2012v9n14p44
Appears in Collections:FGA - Artigos publicados em periódicos

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