Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17009
Título: A produção jornalística e as mídias sociais : a utilização do facebook e do twitter na construção da notícia
Autor(es): Mendes, Luciana Carla Kwiatkoski Baumann
Orientador(es): Jorge, Thaïs de Mendonça
Assunto: Mídia digital
Mídia social
Jornalismo eletrônico
Comunicação e tecnologia
Redes sociais
Data de publicação: 24-Nov-2014
Data de defesa: 23-Abr-2014
Citação: MENDES, Luciana Carla Kwiatkoski Baumann. A produção jornalística e as mídias sociais: a utilização do facebook e do twitter na construção da notícia. 2014. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho está voltado à análise do jornalismo e suas possíveis mudanças estruturais (ou não) em tempos de internet e convergência digital. A proposta é estudar o jornalismo que se processa por meio da web. O enfoque é no processo de produção da notícia com o surgimento e a prática das mídias sociais – especificamente o Facebook e o Twitter. Interessa conhecer, sob a luz do newsmaking, o uso dessas mídias como ferramentas para os jornalistas e de que maneira elas participam na significação da realidade construída por esses profissionais. O objetivo, então, foi analisar se e em que medida essas mídias sociais influenciam na produção da notícia nos jornais Correio Braziliense e Jornal de Brasília, eleitos como o corpus deste trabalho. Partimos da suposição de que as rotinas jornalísticas clássicas são influenciadas pelo uso dessas mídias (especificamente Facebook e Twitter), para trabalhar a hipótese de que os jornalistas alteram suas rotinas de produção da notícia em função do uso das mídias sociais. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work is focused on the analysis of journalism and its possible structural (or not) changes in times of internet and digital convergence. The proposal is to study journalism through the web. The focus is in the process of news production with the emergence and practice of social media - specifically Facebook and Twitter. We aim to understand, employing the theory of Newsmaking, the use of these media as tools for journalists and how these tools participate in the meaning of reality constructed by these professionals. The goal, then, was to examine whether and to what extent social media influence the production of news in the newspapers Correio Braziliense and Jornal de Brasília, elected as the corpus of this work. We start from the assumption that traditional journalistic routines are influenced by the use of these media (specifically Facebook and Twitter) to work with the hypothesis that journalists change their routines of news production due to the use of social media.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FAC - Mestrado em Comunicação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LucianaCarlaKwiatkoskiBaumannMendes.pdf4,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.