Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16965
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AntonioMarcosAlmeidaFerreira.pdf10,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Proposta de implantação de uma estrutura de armazenamento por objetos para preservação documental no Tribunal de Contas do Estado do Tocantins
Autor(es): Ferreira, Antonio Marcos Almeida
Orientador(es): Drummond, André Costa
Assunto: Gerenciamento de recursos de informação
Computação em nuvem
Armazenamento de dados
Data de publicação: 20-Nov-2014
Data de defesa: 25-Jun-2014
Referência: FERREIRA, Antonio Marcos Almeida. Proposta de implantação de uma estrutura de armazenamento por objetos para preservação documental no Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. 2014. xii, 70 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta dissertação descreve o uso do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)para gerenciar a inserção, compartilhamento e recuperação de informações atribuídas a um documento digital. Devido ao uso desta tecnologia no órgão alvo deste trabalho, Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), faz-se necessário que os processos de busca, indexação e armazenamento de documentos digitais sejam realizados de forma e caz. Além do uso de ferramentas computacionais voltadas ao arquivamento de documentos digitais, é necessário que a estrutura de armazenamento de dados forneça meios que propiciem a disponibilização de documentos digitais com dedignidade e autenticidade. Relacionado ao contexto apresentado, foi identi cada a necessidade do desenvolvimento de uma estrutura de armazenamento por objetos para o arquivamento de documentos digitais direcionada a uma plataforma em nuvem. A dissertação apresenta também conceitos sobre computação em nuvem, armazenamento em nuvem, armazenamento de conteúdo endereçável, sistemas de armazenamento, deduplicação de dados e mecanismo de integridade. A implantação desta estrutura de armazenamento propicia melhorias em con abilidade ( dedignidade e autenticidade aos documentos digitais) com a integração da deduplicação em nível de arquivos e ganhos em escalabilidade com o armazenamento de arquivos em recipientes. Assim como amplia a disponibilidade dos dados devido a replicação de objetos para os demais servidores e acrescenta e ciência no gerenciamento do acervo documental do TCE-TO. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation describes the use of Electronic Document Management (EDM), to manage the insertion, sharing and recovery of information assigned to a digital document. Due to the implementation of this technology in the Court of Auditors of the State of Tocantins (TCE-TO), it is necessary that the processes of searching, indexing and storing are performed e ectively. Besides the use of tools aimed at archiving digital documents, it is necessary that the structure of data storage provide a means to digital documents with reliability and authenticity. In the presented context, we identi ed the need to develop a structure of storage for objects for archiving digital documents directed to a cloud platform. The dissertation also presents concepts about cloud computing, cloud storage, content addressable storage, storage systems, data deduplication and data integrity mechanism. The implementation of this storage structure provides improvements in reliability (reliability and authenticity to digital documents) with the integration of le-level deduplication and scalability gains with le storage containers. As increases the availability of data due to replication of objects to other servers and adds e ciency in managing document archiving TCE-TO.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.