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Título: Educação profissional técnica de nível médio em música : formação de instrumentistas e inserção laborativa na visão de seus atores : o caso do CEP- Escola de Música de Brasília
Autor(es): Costa, Cristina Porto
Orientador(es): Kipnis, Bernardo
Assunto: Ensino profissional - música
Música
Instrumentos musicais
Data de publicação: 17-Nov-2014
Data de defesa: 7-Ago-2014
Referência: COSTA, Cristina Porto. Educação profissional técnica de nível médio em música: formação de instrumentistas e inserção laborativa na visão de seus atores: o caso do CEP- Escola de Música de Brasília. 2014. 336 f. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa trata da relação entre formação de técnicos instrumentistas em nível médio e sua inserção laborativa, na visão de professores, coordenadores das áreas instrumentais, gestores, candidatos e egressos do Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília. Como voz do mercado de trabalho também foram ouvidos empregadores atuantes em setores trazidos pelos demais atores. É seu objetivo geral buscar compreender o que pensam os diferentes atores acerca da articulação entre formação profissional em instrumento musical em nível médio e a inserção laborativa deste estrato. Trata-se de um Estudo de Caso qualiquantitativo composto por duas etapas de pesquisa, uma exploratória e outra de aprofundamento. Na primeira etapa realizou-se Grupo Focal com cinco professores de instrumento e survey com 152 candidatos aos cursos instrumentais. Na segunda etapa, realizaramse 20 entrevistas com coordenadores, duas com gestores e cinco com empregadores, além de survey online com 109 egressos dos cursos de instrumento do CEP-EMB, formados entre 2002 e 2013. Parte-se da hipótese de desconexão entre a formação propiciada e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho local e regional. Para suporte à discussão e entendimento dos resultados são trazidos os marcos legais da EPTNM aplicados à formação em instrumento musical, as abordagens da Sociologia das Profissões e da Economia Criativa, além de pesquisas realizadas no campo da educação musical, dedicadas à temática e ao papel da escola especializada de música. Os resultados permitem confirmar a hipótese inicial e sinalizam para o entendimento da EPTNM em instrumento como etapa formativa intermediária dada a natureza do estudado e da formação permanente que a música demanda, o que se soma a características dos arranjos produtivos locais neste setor. A escola se revela uma comunidade de práticas onde se estabelecem redes de indicação e de trabalho. Há procura por conteúdos que não são necessariamente contemplados pelos itinerários formativos. Busca-se contribuir para reflexões sobre a natureza do profissional que se prepara e do mercado existente, assinalando sua diversidade e a necessidade de políticas públicas que considerem esta realidade. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research deals with the relationship between musical instrument technicians’ training at high school technical level and their labor insert, as seen by teachers, coordinators of instrumental areas, managers, applicants and graduates at Vocational Education Music Center of Brasília (CEP-EMB). Employers in sectors brought by these actors were heard as labor market active voices. Its general aim is to understand what the different actors think about the link between vocational education training in musical instruments and work insertion of this stratum. This Case Study uses quali quantitative approaches and comprises two stages of research, one exploratory and another phase of deepening. The first step was composed by a focus group conducted with five teachers and a survey with 152 applicants to the instrumental courses. In the second stage, 20 coordinators of different instrumental areas, two school managers and five employers were interviewed, besides an online survey with 109 graduates of CEPEMB, formed between 2002 and 2013. The hypothesis is about existence of disconnection between training given and actual requirements of the local and regional labor market. In order to support the discussion and understanding findings, legal frameworks of Vocational Education and Training in high school technical level applied to musical instrument are brought, as well as approaches of Sociology of Professions, Creative Economy and researches in the field of music education, dedicated to the theme and to the role of specialized music school. Results confirm the initial hypothesis and point to understanding of Vocational Education and Training in high school technical level in musical instruments as an intermediary formative stage given the nature of the study, the continuing education that music demands and characteristics of local productive arrangements in this sector. The school is revealed as a community of practice where networks are established. There is demand for content that is not necessarily covered by training itineraries. It aims to contribute to reflections about the musical instrument technician´s training, his professional activity and the actual labor market, noting its diversity and the need for public policies that consider this reality. _______________________________________________________________________________________ RÉSUMÈ
Cette recherche porte sur la rélation entre la formation technique des musiciens instrumentistes au niveau intermédiaire et leur insertion au marché de l'emploi, par le point de vue des enseignants, des coordinateurs des domaines instrumentaux, des gestionnaires, des candidats et des diplômés du CEP-EMB (Centre d’éducation professionel école de musique de Brasília). Comme voix du marché de l’emploi, on a entendu aussi des employeurs actifs dans les secteurs apportés par les autres acteurs. Il est son but général comprendre ce qu’ils pensent les différents acteurs sur l’articulation entre formation professionelle en instrument musical au niveau intermédiaire et l’insertion au marché de l’emploi de cette strate. Il s’agit d’un Étude de cas quali-quantitative en deux phases de recherche: une exploratoire et l’autre d’approfondissement. Dans la première phase on a effectué un Groupe de discussion avec cinq professeurs d’instrument et une enquête avec 152 candidats aux cours d’instrument. Dans la seconde phase, on a effectué 20 interviews avec les coordinateurs, deux avec les gestionnaires et cinq avec des employeurs, ainsi que des enquêtes en ligne avec 109 diplômés des cours d’instrument du CEP-EMB, gradués entre 2002 et 2013. Nous émettons l'hypothèse de la déconnexion entre la formation offerte et les exigences réelles du marché de l’emploi local et régional. Comme support à la discussion et compréhension des résultats, on apporte les cadres juridiques de l’ Éducation professionelle technique de niveau intermédiaire appliqués à la formation en instrument musical, les approches de la Sociologie des professions et de l’Économie créative, en plus de recherches réalisées dans le domaine de l’éducation musical, consacrées au thème et au rôle de l’école spécialisée en musique. Les résultats permettent de confirmer l’hypothèse initiale et ils ont signalé vers la compréhension de l’Éducation professionelle technique de niveau intermédiaire en instrument comme une étape de formation intermédiaire, compte tenu de la nature du sujet étudié, de la formation permanante que la musique éxige, ce qui ajoute les caractéristiques des arrangements productifs locaux dans ce secteur. L’école se dévoile une communauté de pratiques où ils sont établis des résaux d’indication et de travail. Il y a une demande par des contenus qui ne sont pas forcément envisagés par les processus de formation. On vise à contribuer pour des réflexions sur la nature du professionnel qu’on prépare et du marché existant, soulignant sa diversité et le besoin de politiques publiques qui tiennent compte de cette réalité.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Doutorado em Educação, 2014.
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