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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16820
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Title: Navegando nas águas da ecologia humana e do feminino profundo
Other Titles: Navigating on the waters of the human ecology and the deep feminine
Navegando en la aguas de la ecología humana y del femenino profundo
Authors: Barbosa, Neusa Helena Rocha
Orientador(es):: Catalão, Vera Margarida Lessa
Assunto:: Ecologia humana - educação
Água
Sustentabilidade
Educação ambiental
Issue Date: 10-Nov-2014
Citation: BARBOSA, Neusa Helena Rocha. Navegando nas águas da ecologia humana e do feminino profundo. 2014. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: A pesquisa Navegando nas Águas da Ecologia Humana e do Feminino Profundo objetivou desvelar a singularidade da relação entre a ecologia humana, o feminino profundo e a água. Buscou explicitar como a subjugação do feminino profundo se reflete na crise ambiental e na exploração predatória da água; elucidar o papel da dimensão simbólica da água para mediar, refletir e sustentar uma relação de pertencimento com a natureza e para o resgate do feminino, e experienciar estratégias ecopedagógicas que possibilitem a emergência da relação entre as temáticas. Tivemos como referencial Maturana, Morin, Nicolescu, Capra, Boff, Eslei, entre outros autores.Tr at a -se de uma pesquisa qualitativa, etnográfica com abordagem metodológica transdisciplinar. Utilizou a escuta sensível, a análise dos conteúdos e a descrição densa como procedimento analítico. As estratégias e atividades utilizadas na pesquisa – oficinas vivenciais e entrevistas – colaboraram para evidenciar a singular relação entre os temas e confirmar o que já intuíamos: o feminino é a capacidade de criar, incluir, agregar, cuidar, tecer, planejar e sonhar junto. Além disso ampliou a noção de que o patriarcado está intimamente ligado ao antropocentrismo que identificou a mulher com a natureza considerando ambas inferiores ao homem, e passíveis de exploração. Reforçou ainda que a cooperação, a amorosidade, o cuidado e a solidariedade podem ser a chave para que o resgate do feminino do profundo possa acontecer restaurando a relação – humanidade e natureza. As considerações finais apontaram a necessária conquista da sustentabilidade através do cuidado para com a água e do resgate do feminino profundo em homens e mulheres. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research "Navigating on the Waters of the Human Ecology and the Deep Feminine" aimed to unveil the singularity of the relationship between human ecology, the deep feminine and the water. Sought to explain how the subjugation of the deep feminine is reflected on the environmental crisis and on the predatory exploration of water; elucidate the role of the symbolic dimension of water to mediate, reflect and sustain a “relationship of belonging” with the nature and to the rescue of the feminine, and experience the ecopedagogical strategies that allow the emergence of the relationship between these themes. We had as reference Maturana, Morin, Nicolescu, Capra, Boff, Eslei, among other authors. This is a qualitative research, ethnographic, with a transdisciplinary methodology. Used the sensitive listening, the analysis of the content and the dense description as analytical procedure. The strategies and procedures used in the study – experiential workshops and interviews – collaborated to evidence the unique relationship between the themes and confirm what has intuited: the female is the ability to create, include, take care, weave, plan and dream together. Also expanded the notion that patriarchy is closely related to anthropocentrism which identified the woman with nature considering both inferior to man, and exploitable. It also strengthened that cooperation, lovingness, care and solidarity can be the key to the redemption of the deep feminine can happen restoring the relationship - humanity and nature. the final conclusions indicate the necessary achievement of sustainability through the care with water and the rescue of the deep feminine in men and women. ______________________________________________________________________________ RESUMEN
La investigacíon Navegando en las Aguas de la Ecología Humana y del Femenino Profundo objetivó desvelar la singularidad de la relación entre la ecología humana, el femenino profundo y el agua. Buscó explicitar como la subyugación del femenino profundo se reflete en la cris ambiental y en la explotación predatoria de la agua; elucidar el papel de la dimensión simbólica de la agua para mediar, reflejar y sostener una relación de pertenencia con la naturaleza y para el rescate del femenino, y experimentar estratégicas eco pedagógicas que posibilitan la emergencia de la relación entre las temáticas. Tuvimos como referencial Maturana, Morin, Nicolescu, Capra, Boff, Eslei, entre otros autores. Trata de una investigacíon cualitativa, etnográfica con abordaje metodológica transdisciplinaria. Utilizó la escucha sensible, la análisis de los contenidos y la descripción densa con procedimiento analítico. Las estrategias y procedimientos utilizados en la investigación – talleres vivenciales y entrevistas y – colaboran para evidenciar la singular relación entre los temas y confirmar lo que ya intuíamos: El femenino és la capacidad de crear, agregar, cuidar, tejer, planificar, y soñar juntos. Además, amplió la noción de que el patriarcado está estrechamente vinculada con el antropocentrismo que identificó la mujer con la naturaleza considerando ambas inferiores al hombre, y sujetos de explotación. Fortaleced aun que la cooperación, la amorosidad, la solidaridad pueden ser la clave para que la redención de lo femenino profundo pueda suceder, la restauración de la relación- humanidad y naturaleza. Las consideraciones finales apuntaran la necesaria conquista de sostenibilidad a través de lo rescate del la agua y de lo femenino profundo en hombres y mujeres.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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