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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16763
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Title: A intersubjetividade na relação professor-aluno : questões para o trabalho pedagógico
Authors: Rodrigues, Silvia Souza de Miranda
Orientador(es):: Henriques, Eda Maria de Oliveira
Assunto:: Professores e alunos - educação
Análise de interação em educação
Psicologia educacional
Issue Date: 5-Nov-2014
Citation: RODRIGUES, Silvia Souza de Miranda. A intersubjetividade na relação professor-aluno: questões para o trabalho pedagógico. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: O trabalho pedagógico, por si, expressa um movimento constante e muitas vezes repetitivo, em que a complexa relação entre professor-aluno passa despercebida, negligenciando-se principalmente os aspectos inerentes às relações humanas. Neste caso, considerando o contexto da educação contemporânea em que estudos nos revelam uma preocupação em desvelar os sujeitos que ensinam e que aprendem de forma a transcender a questão puramente objetiva, traz-se uma investigação que aborda a intersubjetividade na relação professor-aluno. O objetivo geral desta pesquisa é discutir a relação professor-aluno como uma relação que envolve aspectos tanto objetivos como intersubjetivos e suas repercussões para o trabalho pedagógico. Nesta perspectiva, os objetivos específicos são identificar e analisar junto ao professor sua concepção sobre o papel mediador, identificar e analisar também junto ao aluno suas concepções sobre o papel da relação professor-aluno no trabalho pedagógico e analisar o sentido atribuído pelos professores ao PPP – Projeto Político Pedagógico. Para reflexões de base epistemológica trago algumas contribuições apontadas pela abordagem da Complexidade de Edgar Morin, por sua relevância em refletir o caráter indissociável entre sujeito e objeto e o entendimento que estes não se explicam de forma isolada, individualizada. Os estudos de Lev Vigotski se fazem presentes pelas questões em torno do desenvolvimento psicológico da criança enfatizando sua importância enquanto ser que se constitui através das mais variadas formas de interação dentro de um contexto social, histórico e cultural. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa em uma Escola Classe de Ensino Fundamental, de 9 anos, com a aplicação de uma entrevista semiestruturada com os professores, envolvendo a observação em sala de aula e um trabalho de grupo focal com os alunos. A análise de dados alicerçou-se no princípio da dialogicidade de Morin, colocando em diálogo a fundamentação teórica e os dados obtidos, bem como os dados entre si. Pôde-se constatar que a relação professor-aluno no espaço escolar, por ser marcada de aspectos heterogêneos tanto na forma de expectativas quanto na forma de significar a experiência do trabalho pedagógico, provocam tensões que muitas vezes levam à predominância dos aspectos disciplinares e de controle nesta relação. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The pedagogical work, per se, expresses a constant movement which is repetitive many times, and the complex relation between teacher and learner may be unnoticed, neglecting especially the human relation. In this case, considering the comtemporary educational contexto studies show a concern unvieling the one who teach and the ones who learn being so, it transcends the mere objective question, bringing an investigation that the intersubjectivity in the relation teacher-learner. The general objective of this research is to discuss the relation teacher-student and how this relation, which involves objective and intersubjective aspects, and the repercussion for the pedagogicol work. In this perspective, the specific objectives are to identify and analyse together with the teacher the conception of the role of the teacher as a mediator. Furthermore, identify and analyse, together with the students, the conception of the role of the relation teacher-student throughout this pedagogicol work and analyse the meaning given by the teacher to the PPP – Pedagogicol Political Project. In order to reflect about the epistomological bases, I bring some contributions shown in the aproach by Edgar Morim. The approach reflects the relevance of the inseparability between the subject and the objective of character and the understanding that cannot be explained isolated or individualized. Among other authors, the Lev Vigotski are in questions in relation to the psychological developement of the child enfasizing its importance as human being that constitutes through varios forms the interaction within the social, historical and cultural context. The reach the proposed objectives, there have been a reseach in Fundamental School, nine-year-olds as subjects. Semi-structured interviews with the teacher, class observations and group word with students have also been used in the research. The data analise used as bases the Dialogical Principal by Morin, putting in dialogues the theorical fundamental and the data gathered and also the data itself. It is possible to perceive that the relation teacher-student within the school environment can be affected by heterogêneos aspects not only in the expectations but also in the experiences of the pedagogical work as well, arising tensions which may, many times, influence the predominance of the disciplinary in this relation.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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