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Título: A pedagogia crítico-superadora e o esporte escolar : um estudo sobre a proposta curricular da educação física do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás
Autor(es): Nunes, Natália Macedo
Orientador(es): Azevedo, Aldo Antonio de
Assunto: Educação física
Esportes
Pedagogia crítica
Data de publicação: 4-Nov-2014
Data de defesa: 13-Ago-2014
Referência: NUNES, Natália Macedo. A pedagogia crítico-superadora e o esporte escolar: um estudo sobre a proposta curricular da educação física do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. 2014. vi, 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objeto desta pesquisa é a pedagogia crítico-superadora e, diante dele, o objetivo deste estudo foi o de contribuir para a construção coletiva da teoria histórico-crítica e da pedagogia crítico-superadora no âmbito da Educação Física, delineando uma análise documental de uma escola que se apropriou de forma explícita tanto da teoria quanto da pedagogia. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é o de analisar na proposta curricular da Educação Física do CEPAE, o trato com o esporte escolar, considerando os pressupostos da pedagogia crítico-superadora na perspectiva do trabalho pedagógico do professor. Dessa maneira, as problemáticas desta pesquisa se materializaram na seguinte questão: a proposta curricular da Educação Física do CEPAE instrumentaliza o professor, resultando em um conhecimento crítico para o trabalho pedagógico com o esporte? Este foi um trabalho teórico fundado no método histórico-dialético, que utilizou a técnica de pesquisa bibliográfica, considerando como fonte principal os documentos pertencentes à escola pesquisada: Projeto Pedagógico, Regimento Interno, artigo publicado com o currículo da Educação Física do CEPAE e o programa de conteúdos da Educação Física do ano de 2013. Concluímos esta pesquisa confirmando nosso pressuposto inicial de que a proposta curricular, fundamentada pelos elementos da pedagogia crítico-superadora, instrumentaliza o professor de Educação Física, resultando em um conhecimento crítico para o trabalho pedagógico com o esporte. Embora sejam necessários novos estudos na área da Educação Física que somem esforços para a construção coletiva da pedagogia crítico-superadora, as reflexões contidas nesta pesquisa contribuem para uma discussão que surge da realidade concreta de operacionalização de tal pedagogia na escola. Esperamos ainda que, a partir dessas primeiras ideias, outros pesquisadores possam colaborar para o desenvolvimento dessa teoria pedagógica na Educação Física. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The object of this research is the critical-surpassing pedagogy and, before it, the aim of this study was to contribute to the collective construction of the historical-critical theory and the critical-surpassing pedagogy in the scope of Physical Education, delineating a documental analysis of a school that has appropriated, in a rather explicit manner, of the theory as well as the pedagoy. Therefore, the general aim of this research is to analyse the Physical Education syllabus of CEPAE, the handling of the school sports, considering the presuppositions of the critical-surpassing pedagogy in the perspective of the teacher's pedagogical work. Thus, the problematics of this research have materialized in the following question: does the syllabus proposal of the Physical Education of CEPAE instrumentalize the teacher, resulting in a critical knowledge for the pedagogical work with sports? This was a theoretical work based on the historical-dialectical method, which used the technique of the bibliographic research, considering as its main source, the documents belonging to the school researched: Pedagogical Project, Internal Statute, published article with the syllabus of Physical Education from CEPAE and the contents program of the year of 2013. We concluded this reasearch confirming our initial presupposition that the syllabus proposal, based on the elements of the critical-surpassing pedagogy, instrumentalizes the Physical Education teacher, resulting in a critical knowledge for the pedagogical work with sport. Although new studies that gather effort to the collective construction of the critical-surpassing pedagogy are still necessary in the field of Physical Education, the reflections contained in this research contribute to a discussion that arouses from the concrete operationalization of such pedagogy in school. We hope, still, that from these first ideas, other researchers may collaborate to the development of this pedagogical theory in Physical Education.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Strictu-Sensu em Educação Física, 2014.
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