Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16688
Título: Uma estrutura de solucionador iterativo linear com aplicação à solução de equações do problema de fluxo de carga
Autor(es): Fernandes, Abiezer Amarilia
Orientador(es): Ishihara, João Yoshiyuki
Assunto: Fluxo de carga
Fatoração
Sistemas lineares - solucionador
Data de publicação: 31-Out-2014
Data de defesa: 27-Fev-2014
Citação: FERNANDES, Abiezer Amarilia. Uma estrutura de solucionador iterativo linear com aplicação à solução de equações do problema de fluxo de carga. 2014. xvii, 112 f., il. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Nesta tese, motivado pelo problema de fluxo de carga em sistemas elétricos de potência, foi realizado um estudo sistemático de técnicas computacionais para solução de sistemas de equações lineares de grande dimensões, não-simétricos e esparsos. Foi proposta uma técnica geral para construção de solucionadores de sistemas lineares que combina métodos numéricos usuais com uma técnica de desacoplamento. Além de uma nova estrutura geral para solucionador de sistemas lineares, uma das contribuições deste trabalho foi um novo algoritmo para a identificação de subsistemas fracamente acoplados em sistemas lineares genéricos quaisquer. A efetividade da técnica proposta foi verificada por meio de simulações numéricas na resolução do problema de fluxo de carga para o sistema elétrico MATPOWER 3375 barras. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this thesis, motivated by the power flow problem in power systems, it was performed a systematic study on computational techniques for solution of large, non-symmetric and sparse systems of linear equations. A general technique for setting solvers for linear systems was proposed by properly combining usual numerical methods for these systems and a decoupling technique. Besides a new general framework for linear solver, as one contribution of this work, it was proposed a new algorithm for identification of weakly coupled subsystems in a given generic linear system. The effectiveness of the proposed technique was verified by numerical simulations for resolution of the power flow problem for the MATPOWER, a power system with 3375 buses.
Descrição: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Coorientador(es): Freitas, Francisco Damasceno
Aparece nas coleções:ENE - Doutorado em Engenharia Elétrica (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AbiezerAmariliaFernandes.pdf3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.