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Título: Histórias inventadas : narrativas, imaginação e infância nos primeiros anos do ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Paula Gomes de
Orientador(es): Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
Assunto: Literatura infanto-juvenil
Ensino fundamental
Criação (Literária, artística, etc.)
Narrativas históricas
Data de publicação: 24-Out-2014
Referência: OLIVEIRA, Paula Gomes de. Histórias inventadas : narrativas, imaginação e infância nos primeiros anos do ensino fundamental. 2014. 235 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a imaginação e as narrativas e explora o modo como as narrativas literárias e orais, utilizadas na escola, configuram e reconfiguram o universo imaginativo das crianças. O referencial teórico fundamenta-se na teoria histórico-cultural e nos estudos de Vigotski sobre a imaginação como atividade criadora, segundo os quais os processos de criação infantis manifestam-se de forma especial nas situações de faz-de-conta. Nesse contexto, a pesquisa tem com o objetivo compreender os aspectos constituintes do trabalho pedagógico com as narrativas literárias e orais capazes de estimular a manifestação dos processos imaginativos das crianças. No processo de delineamento metodológico da pesquisa,bem como na análise e na construção das informações, fizemos a opção pela Epistemologia Qualitativa de González Rey, em função do modo indissociável comoa pesquisa articula o conhecimento teórico e as informações construídas ao longoda investigação. A escola na qual se desenvolveu a pesquisa foi selecionada por possuir um projeto de trabalho com as narrativas, reconhecido e valorizado pela comunidade local e coordenado pelas professoras da biblioteca escolar. Os sujeitosda pesquisa foram as professoras que atuam na biblioteca escolar e as crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Em situações coletivas e pontuais, as professoras regentes, equipe gestora e a comunidade escolar participaram tambémna condição de sujeitos da pesquisa. Os instrumentos utilizados foram: observação participante, entrevistas semi estruturadas, diálogos informais e oficinas de contação de histórias. Como resultado percebemos que o contexto social possui um papel primordial junto ao mecanismo psicológico da imaginação e da atividade criadoraque com ela se relaciona. E tal mecanismo pode ser melhor compreendido a partir da vinculação existente entre elementos da fantasia e da realidade das crianças.Identificamos os seguintes aspectos como ampliadores da manifestação de processos imaginativos nas crianças: 1) a escola como uma “comunidade narrativa”,que expressa um funcionamento da comunidade escolar, segundo o qual as narrativas e o hábito de contá-las perpassa vários atores escolares em espaço tempos distintos; 2) os elementos relacionais, performáticos e estéticos presentes no trabalho pedagógico das professoras com as narrativas contribuem para a propulsão de expressões imaginativas das crianças; 3) os processos de produção de cultura, autonomia e autoria manifestam-se como aspectos importantes para a emergência dos processos imaginativos; 4) a compreensão das crianças como sujeitos de pensamento, de emoção e imaginativos que aponta para qualificação das manifestações dos processos imaginativos das crianças. Concluiu seque a imaginação, enquanto função superior, relaciona-se com a presença de um repertório de experiências, elaborações mentais e emocionalidades presentes narealidade das crianças inseridas no contexto cultural da escola e que o trabalhopedagógico com as narrativas, que apresente esses elementos constituintes pode possibilitar a expressão da imaginação das crianças, ampliando sua capacidade criadora. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research has as a theme the imagination and the narratives and explores how literary and oral narratives used in school configure and reconfigure the imaginative world of children. The theoretical framework is based on Vigotski's cultural-historical theory and other studies about imagination as a creative activity, where Vygotsky sees the child’s creating processes being especially manifested in make–believe situations. In this context, the research aims to understand the constituents aspects of the pedagogical work with literary and oral narratives that stimulate the expression of imaginative processes of children.The Qualitative Epistemology, developed by González Rey, was the methodological design used in this study for the analysis and construction of information, due to the indissociable nature of the theoretical knowledge and object of this investigation. The research took place in a public school in Brazil, selected for working with narratives, recognized and valued by the local community and coordinated by the school library teachers. The research subjects were the teachers who work in the school library and children from 1st to 5th year of elementary school. In collective and specific situations, the regent school teachers, administrative team and school community also participated as research subjects. The instruments used were: participant observation, semi-structured interviews, informal conversations, and storytelling workshops. As a result we observed that the social context has a vital role in the psychological mechanism of imagination and creative activity to which it relates. Such mechanism can be better understood from the bond between elements of fantasy and children’s reality. The following aspects were identified as amplifiers of the externalization of imaginative processes in children: 1) the school as a "narrative community” that expresses the community functioning, according to which the narratives and the habit of telling them permeates various school actors in distinct spacetimes; 2) relational, performative and aesthetic elements present in the pedagogical work of teachers with narrative contribute to the expression of children’s imagination; 3) Incentive for cultural production, autonomy and authorship are important aspects for emergence of imaginative processes; e 4) understanding of children as subjects of thought, emotion and imaginative skills which indicates the expression of imaginative processes in children. The findings of the present study suggest that the imagination, while superior function, is related to the presence of a repertoire of experiences, mental elaborations, and emotions present in the reality of children in a specific school cultural context. Moreover, the pedagogical work with narratives, that present this constituents elements, may allow the expression of the imagination of children, expanding their creative capacity. _______________________________________________________________________________________ RESUMEN
Esta pesquisa tiene como tema la imaginación y las narrativas y explora cómo lasnarraciones literarias y orales usadas en la escuela, configuran y reconfiguran elmundo imaginativo de los niños. El marco teórico se basa en la teoría y los estudiosde Vigotski sobre la imaginación como una actividad creativa histórico-cultural ,según el cual los procesos de creación infantil manifiestanse de una maneraespecial en situaciones de fantasía . En este contexto, la investigación tiene comoobjetivo comprender los aspectos constitutivos de la labor pedagógica con lasnarraciones literarias y orales capaces de estimular la expresión de procesosimaginativos de los niños. En el proceso de diseño de la investigación metodológicay el análisis y la construcción de la información , hizo la elección de la Epistemologíacualitativa de González Rey, en función de cómo la investigación articula losconocimientos teóricos y la información incorporada durante toda la investigación .La escuela donde se realizó la investigación fue seleccionada por tener un proyectode trabajo con narraciones , reconocido y valorado por la comunidad local ycoordinado por los profesores de la biblioteca de la escuela . Los sujetos de lainvestigación fueron los maestros que trabajan en la biblioteca de la escuela y losniños de 1 º a 5 º año de la escuela primaria. En situaciones colectivas y específicas, los maestros regentes , personal de administración y la comunidad escolar tambiénparticiparon en la condición de los sujetos de investigación. Los instrumentosutilizados fueron : observación participante , entrevistas semiestructuradas , lasconversaciones informales y talleres de narración de cuentos . Como resultadovemos que el contexto social tiene un papel vital en el mecanismo psicológico de laimaginación y la actividad creativa a la que se refiera. Y un mecanismo de este tipose puede entender mejor a partir de la relación existente entre los elementos de lafantasía y la realidad de los niños . Se identificaron los siguientes aspectos comoaumento de la manifestación de los procesos creativos en los niños : 1 ) la escuelacomo una " comunidad narrativa " que expresa un funcionamento de la comunidadescolar , según el cual las narrativas y la costumbre de contar los permea diversosactores escolares en espacio-tiempos distintos; 2) los elementos relacionales,performativos y estéticos en la obra pedagógica de las docentes con elementosnarrativos contribuyen a la propulsión de expresiones imaginativas de los niños , 3 )los procesos de producción de la cultura , la autonomía y la autoría se manifiestancomo aspectos importantes para emergencia de procesos imaginativos , 4 ) lacomprensión de los niños como sujetos de pensamiento, emoción y habilidadesimaginativas señalando manifestaciones de procesos imaginativos de los niños. Seconcluyó que la imaginación , mientras función superior, en relación con la presenciade un repertorio de experiencias, construcciones mentales y emocionalidadespresentes en la realidad de los niños internados en el contexto cultural de la escuelay el trabajo pedagógico con los relatos , que presente estos constituyentes puedenpermitir la expresión de la imaginación de los niños , la ampliación de su capacidadcreativa .
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
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