Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16609
Título: As festas históricas e religiosas de Luziânia/GO atuando no desenvolvimento do potencial turístico da cidade
Autor(es): Silva, Carla Adriana Oliveira
Orientador(es): Barroso, Eloisa Pereira
Assunto: Turismo - Luziânia (GO)
Cultura e turismo
Patrimônio cultural
Festas religiosas
Data de publicação: 24-Out-2014
Data de defesa: 3-Jul-2014
Citação: SILVA, Carla Adriana Oliveira. As festas históricas e religiosas de Luziânia/GO atuando no desenvolvimento do potencial turístico da cidade. 2014. 156 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A preservação dos patrimônios tangíveis e intangíveis é fundamental para que se possa conhecer a história cultural, social e política de um determinado local. A atividade turística vem se destacando ao longo dos anos não apenas como fator de desenvolvimento econômico, mas também como agente no ato de rememorar e na preservação dos patrimônios históricos e culturais de diferentes lugares. Luziânia, por ser uma das cidades mais antigas do planalto central, com 266 anos, carece de estudos acerca do modo como o seu patrimônio histórico-cultural, tangível e intangível, atua e/ou pode atuar no desenvolvimento do potencial turístico do Município. Portanto o objetivo do estudo em tela é avaliar como a cultura e as festas religiosas de Luziânia podem ser importantes na preservação e divulgação dos patrimônios histórico-culturais da cidade, além da influência que estas festas possuem no desenvolvimento do turismo local. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The preservation of tangible and intangible is crucial to understand the cultural, social and political history, of a specific location. Tourist activity has been highlighted over the years not only as a factor of economic development, but also as a way of remembering and preserving the historical and cultural heritage of different places. Luziânia, as one of the oldest cities in the central plateau, at 266 years would benefit from studies about how their historical-cultural, tangible and intangible, act and / or could act in the development of the potential tourism of the city. Therefore, the purpose of the study is to evaluate the culture and religious traditions of Luziânia, and it may be important in the process of preservation and dissemination of historical and cultural heritage of the city, besides the influence that these traditions have in the development of local tourism.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Mestrado Profissional em Turismo, 2014
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:CET - Mestrado Profissional em Turismo (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CarlaAdrianaOliveiraSilva.pdf5,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.