Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16389
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_LilianLeiteChaves.pdf4,59 MBAdobe PDFView/Open
Title: Loucura e experiência : seguindo loucos de rua e suas relevâncias
Authors: Chaves, Lilian Leite
Orientador(es):: Teixeira, Carla Costa
Assunto:: Pessoas desabrigadas - Ouro Preto (MG)
Loucura
Issue Date: 6-Oct-2014
Citation: CHAVES, Lilian Leite. Loucura e experiência: seguindo loucos de rua e suas relevâncias. 2013. 246 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Este trabalho versa sobre as relevâncias apreendidas dos pontos de vista dos loucos de rua a respeito de suas experiências. Ele se fundamenta a partir da interação cotidiana com cinco interlocutores que perambulam pelas ruas da cidade de Ouro Preto há muito anos. Construiuse uma escrita etnográfica em que as palavras dos loucos de rua foram levadas a sério, conduzindo a reflexão para temas importantes para os interlocutores e para a discussão sobre loucura. Os temas apontados pelos loucos de rua e aprofundados através da literatura sobre loucura são: a importância da rua como um lugar de autoafirmação, o lugar do trabalho na inserção e na exclusão social, a relação com o Estado que se dá via recebimento de benefícios sociais e via instituto da curatela. A rua é o ambiente privilegiado para as interações, ela possibilita uma aproximação pelo espaço e o pensar sobre as noções e práticas de outros domínios – como a família, a esfera médica e a esfera jurídica – que incidem no cotidiano dos loucos. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work verses about the relevance learned from the “loucos de rua” points of view due to their experiences. Starting from the daily interaction among five partners which dwell in the Ouro Preto city streets during many years. Building an ethnographic writing in which the words from the “loucos de rua” were taken seriously, leading to meditation about important themes to the partners and to the discussion about madness. The subjects appointed in-depth by the “loucos de rua” through the literature about madness are: the importance of the streets as means of self-affirmation, the place of work in the social inclusion and exclusion, the relations with the State in the form of social beneficts and the institution of legal guard. The streets are an adequate environment for interactions, in which allows a spatial gathering and also allows the thought about notions and practices in other domains – as such as family, clinical and legal – that befalls upon the mentally ill.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:DAN - Doutorado em Antropologia (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/16389/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.