Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16281
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_HistóriaArteApropriaçõesContemporâneas.pdf269,59 kBAdobe PDFView/Open
Title: História da arte e apropriações contemporâneas : uma metodologia de ensino em construção
Authors: Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto:: Metodologia de ensino
História da arte
Arte e educação
Professores - formação
Artes visuais
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal do Pará
Citation: OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. História da arte e apropriações contemporâneas: uma metodologia de ensino em construção. In: JORNADA GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS "HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL". 9., 2010, Belém. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2010. 16 p. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada9/trabalhos.html>. Acesso em: 5 set. 2014.
Abstract: O presente trabalho procurou refletir sobre a prática de ensino que utiliza obras de artes visuais, indiciadas dentro do vocabulário da arte contemporânea, para a construção de um processo comparativo que explicita leituras, releituras e apropriações de estilos e estéticas visuais do passado. Tal prática mira no confronto entre os elementos da linguagem visual oriundos da tradição classificatória da história da arte ocidental – barroco, maneira, neoclássico, romantismo, modernismo etc. –, apropriados pelos artistas contemporâneos. Nesse confronto explicitam-se usos, jogos, críticas e procedimentos realizados pelos artistas, ao mesmo tempo em que se evidencia a história constitutiva dos valores da disciplina História da Arte dentro do contexto sóciohistórico brasileiro. Para tanto, indica-se nesta pesquisa, em uma primeira abordagem, o uso desse método comparativo na formação de professores, a partir do curso de Licenciatura em Artes Plásticas da Universidade de Brasília, e a produção de conhecimento por meio da História da Arte. Nesse tocante, a prática metodológica abriu outros questionamentos: o estatuto artístico em diferentes momentos históricos; o papel do artista diante das fontes visuais do passado; o sentido de autoria e suas restrições culturais; o processo narrativo do passado por meio de fontes visuais derivadas; a hierarquia dos gêneros e suportes; a circulação e a percepção de obras derivadas; a memória como elemento conceitual mediador; o papel das instituições de arte e sua relação com as instituições de ensino; e, sobretudo; o próprio conceito de apropriação.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo autor, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:VIS - Trabalhos apresentados em eventos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/16281/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.