Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16239
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CynthiaSimsBelleza.pdf23,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O Clube dos Produtores e a percepção dos agricultores no território da Borborema, PB - uma análise de conteúdo sobre acesso a mercados e responsabilidade socioambiental
Autor(es): Belleza, Cynthia Sims
Orientador(es): Sayago, Doris Aleida Villamizar
Assunto: Dietas
Mercados
Ecologia agrícola
Responsabilidade ambiental
Análise de conteúdo (Comunicação)
Responsabilidade social da empresa
Data de publicação: 10-Set-2014
Referência: BELLEZA, Cynthia Sims. O Clube dos Produtores e a percepção dos agricultores no território da Borborema, PB - uma análise de conteúdo sobre acesso a mercados e responsabilidade socioambiental. 2014. 183 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a comunicação da rede de varejo Walmart Brasil sobre o seu programa de responsabilidade socioambiental chamado Clube dos Produtores, que viabiliza o acesso a mercados por agricultores familiares. A partir de entrevistas em profundidade com esses produtores e de uma análise de conteúdo, buscou-se verificar a clareza e precisão da comunicação empresarial. As informações disponibilizadas pela empresa sobre o programa foram comparadas com as percepções de produtores agroecológicos em uma amostra selecionada no território da Borborema, interior da Paraíba. Os achados da pesquisa revelaram que os produtores entrevistados são heterogêneos no que diz respeito às suas motivações para o acesso a mercados. Eles utilizam uma gama ampla de oportunidades de venda, com destaque para as feiras agroecológicas onde a venda direta ao consumidor propicia relações sociais não-mercantis. Por outro lado, os documentos sobre sustentabilidade e responsabilidade socioambiental da empresa são vagos e sem substância, o que pode impactar de forma negativa a credibilidade da corporação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to analyze the communication used by the retail corporation Walmart Brazil about its environmental responsibility program called Club of Producers, which provides access to markets for family farmers. From in-depth interviews with producers and content analysis, it seeks to verify the clarity and accuracy of business communication. The information provided by the company were compared with the perspectives of agroecological farmers in a selected sample within the territory of Borborema, state of Paraíba. The research findings revealed that respondents are heterogeneous as to their motivations to access the markets. They make use of a wide range of sales opportunities, especially agroecological fairs where direct sale to the consumer provides non-market social relations. Moreover, the Walmart documents on sustainability and environmental responsibility are vague and without substance, which can negatively impact the credibility of the corporation.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:CDS - Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.