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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16083
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Title: Ensino de química e educação alimentar : um texto de apoio ao professor de química sobre rótulo e rotulagem de embalagens de alimentos
Authors: Pôrto, Cleovam da Silva
Orientador(es):: Gauche, Ricardo
Coorientador(es):: Murta, Maria Márcia
Assunto:: Química - estudo e ensino
Alimentos - embalagens
Alimentos - consumo - educação
Issue Date: 14-Aug-2014
Citation: PORTO, Cleoman da Silva. Ensino de química e educação alimentar: um texto de apoio ao professor de química sobre rótulo e rotulagem de embalagens de alimentos. 2013. 178 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: O tema alimentação e, sobretudo, as informações contidas nos rótulos dos alimentos estão muito presentes no dia a dia de nossos alunos, pois eles mesmos adquirem nos supermercados e nos demais comércios esses produtos industrializados diariamente. Esta proposta baseia-se na apresentação de um texto de apoio que destaca a importância das informações nutricionais impressas nos rótulos dos alimentos para a promoção de uma alimentação saudável. Para tanto, compreende-se que as escolhas alimentares corretas podem dar início a mudanças de hábitos alimentares que se refletirão para toda a vida e que isso é um desafio para o ensino de Química, e, sobretudo, para o professor em sala de aula. A ideia é a de que, a partir das informações químicas impressas nos rótulos dos alimentos, pode-se fazer uma análise crítica do papel dos nutrientes, da sua função no organismo, dos riscos da ingestão excessiva ou da falta de determinado nutriente. O consumo pelas crianças e pelos adolescentes de alimentos energéticos e pouco nutritivos – as chamadas “calorias vazias” – tem elevado, nessa faixa etária, o sobrepeso e a obesidade. Como a alimentação envolve uma multiplicidade de fatores, entre eles, o cultural, é possível, por meio da Química, associada a outras áreas do conhecimento, poder iniciar um processo para mudança de hábitos saudáveis a partir da escola. Com isso, procuramos desenvolver uma proposta cujos pilares sejam assentados na interdisciplinaridade e na contextualização, pois, para facilitar o entendimento das informações contidas nos rótulos dos alimentos, é necessária, antes de tudo, a ação integradora das diversas disciplinas para mediar o uso de uma literacia cientifica em uma linguagem acessível e compreensível para o educando. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The food theme and, specially, the informations displayed on the foods nutrition labels are part of the daily routine of our students, since they acquire these industrialized products at supermarkets and other establishments. This proposition is based on the presentation of support text that highlights the importance of such information included in these foods nutrition labels toward the promotion of a alimentary healthy. In order to do so, one must know that correct eating choices might be the start of whole eating habit changes which will have lifetime consequences and that all of this is a challenge for the teaching chemistry subject and, especially, for the teacher in the classroom. The idea is that, from the information displayed on the foods nutrition fact label, it is possible to perform thorough critical analysis of each nutrition role, its function in our organism, the risk of its excessive ingestion or the lack of it. The consume by children and teenagers of energy food with low nutrition level – referred to as “empty calories” –has increased, among this age group, the incidence of overweight and obesity. Since feeding involves a plurality of values, including the culture itself, it is possible to, through chemistry, associated with other knowledge areas, to initiate a process of healthy eating habit changes from school. With that, our intention is to develop a proposition based on the interdisciplinary and contextualization, in order to ease the understanding of the food label information, it is needed, above all, the integrated action of a variety of subjects to mediate the using of a scientific literacy in a plain language style for the students.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

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