Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15985
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_InovacaoHospitaisBrasil.pdf180,01 kBAdobe PDFView/Open
Title: Inovação em hospitais do Brasil e da Espanha : a percepção de gestores sobre o prontuário eletrônico do paciente
Authors: Farias, Josivania Silva
Guimarães, Tomás de Aquino
Vargas, Eduardo Raupp de
Assunto:: Inovação em serviços
Administração hospitalar
Issue Date: Jul-2012
Publisher: Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE)
Citation: FARIAS, Josivania Silva; GUIMARÃES, Tomás de Aquino; VARGAS, Eduardo Raupp de. Inovação em hospitais do Brasil e da Espanha: a percepção de gestores sobre o prontuário eletrônico do paciente. Brazilian Business Review, Vitória, v. 9, n. 3, Art. 2, p. 25 - 46, jul.-set. 2012. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=461>. Acesso em: 25 jul. 2014.
Abstract: Esta pesquisa descreve a adoção de Prontuário Eletrônico do Paciente em hospitais do Brasil e da Espanha, com foco no papel desta tecnologia na gestão hospitalar e na discussão de controvérsias inerentes ao desenvolvimento e implantação desta ferramenta. No referencial teórico discute-se a inovação na perspectiva Schumpeteriana; os serviços em uma abordagem sociotécnica, e a noção de Rede Tecno-Econômica. A pesquisa foi realizada em dois hospitais universitários brasileiros e um espanhol. Vinte gestores, sendo 15 no Brasil e cinco na Espanha, foram entrevistados, no período de abril de 2009 a março de 2010, com emprego de um roteiro estruturado. Utilizou-se análise de conteúdo indutiva, com categorização a posteriori, na análise dos dados. Os principais resultados mostram que esse prontuário é uma inovação multifacetada, que se manifesta nos níveis macro, meso e micro. Significa, também, inovação administrativa e de serviços em que o prontuário ‘resignifica’ o produto do serviço hospitalar, comportando-se como um ator-rede mediador da gestão, mediante mecanismos de controle.
Licença:: Brazilian Business Review - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada. Fonte: <http://www.bbronline.com.br/>. Acesso em: 24 jul. 2014.
Appears in Collections:PPGA - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/15985/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.