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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15902
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Title: Disposição a pagar pelo ensino na universidade pública federal : uma aplicação da valoração contingente no curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB)
Authors: Oliveira, Wolney Resende de
Orientador(es):: Freire, Fátima de Souza
Assunto:: Mensuração
Valor (Economia)
Open-ended
Referendo
Disposição a pagar
Universidades e faculdades públicas
Issue Date: 16-Jul-2014
Citation: OLIVEIRA, Wolney Resende de. Disposição a pagar pelo ensino na universidade pública federal: uma aplicação da valoração contingente no curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB). 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)—Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasília, 2014.
Abstract: Este trabalho teve por finalidade avaliar quanto, em termos monetários, os discentes do curso de ciências contábeis da Universidade de Brasília (UnB) estariam dispostos a pagar pela estrutura educacional atualmente disponível e, se fossem oferecidas mudanças, verificar se esta disposição seria mantida. Com o intuito de encontrar respostas à problemática estabelecida foi utilizado o método de valoração contingente (MVC) suportado por métricas estatísticas para encontrar o valor da disposição a pagar (DAP). Para aplicar o método e atender aos seus requisitos foram utilizados dois tipos de questionário, um com o uso da técnica open-ended e outro com o uso da técnica referendo para avaliar a aceitação de cada cenário que foi construído e proposto aos discentes. A não aceitação dos lances ofertados em cada cenário ultrapassou em aproximadamente 66% das respostas aos cenários. O efeito ancoragem e a teoria do bem público podem ter afetado a resposta obtida substancialmente, já que a amostra discente deixou claro na aplicação do questionário open-ended que escolheu a UnB por ser uma universidade pública. Para a DAP na modalidade open-ended foi encontrado um valor médio de R$ 600,00. Sob a ótica da DAP na modalidade referendo o valor calculado foi na ordem de R$ 978,82. A partir dos valores da DAP (open-ended e referendo) pode-se dizer que os discentes que estariam dispostos a pagar por um dos cenários propostos, poderiam ser realocados em IES particulares do DF caso a UnB deixasse de existir. Em outra perspectiva, os valores da DAP, considerando o custo aluno, não cobririam os custos com o curso de Ciências Contábeis na UnB, caso fosse pago. Assim, infere-se que o valor que o discente se mostrou disposto a pagar não arca com os custos dele mesmo no curso. Deste modo, em um ambiente privado, os discentes poderiam sofrer restrições de consumo do serviço já que o valor da DAP não seria igual ou maior ao que a instituição deveria cobrar para cobrir seus custos de estrutura e pessoal. No campo das limitações metodológicas, este estudo esteve restrito ao levantamento da DAP somente no curso de Ciências Contábeis da UnB. Como sugestão para pesquisas futuras envolvendo a DAP discente, poder-se-ia realizar uma pesquisa comparativa com outras universidades federais, considerando outros contextos de comunidades acadêmicas. Poder-se-ia, ainda, realizar um estudo envolvendo mais cursos da UnB no sentido de verificar se a DAP seria aceita por uma maioria de discentes de uma amostra revelando o impacto da heurística da ancoragem relacionada ao bem público. Palavras-chave: Mensuração, Valoração contingente, Open-ended, Referendo, Disposição a pagar. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims to assess how much, in monetary terms, the students from the accounting sciences of University of Brasilia would be willing to pay for the educational structure currently available and, if changes were offered, find out whether this pattern would be maintained. In order to find answers to the problematic established, the contingent valuation method (CVM), supported by statistical metrics to find the value of willingness to pay (WTP) set, was used. To apply the method to attend needs two types of questionnaire, with the use of open-ended technique and another technique using the referendum to evaluate the acceptability of each scenario that was built and offered to students, were used. The nonacceptance of the bids offered in each scenario exceeded the average by approximately 66 % of the responses to scenarios. In this sense, the anchoring effect and the theory of public goods may have affected the response substantially. Since the student sample made it clear, in the application of open-ended questionnaire, that UNB was chosen because it is a public university. The DAP, in the open-ended mode, found an average of R$ 600.00. From the viewpoint of the DAP, mode referendum, was calculated the value of R$ 978.82. From the values of DAP (open-ended and referendum) it can be said that students that would be willing to pay for one of the proposed scenarios, could be relocated in private universities in DF if UNB ceased to exist. From another perspective, the values of DAP, considering the cost per student, would not cover the cost of the course in accounting science at UNB if it was paid. Thus, it is inferred that the value that the students were willing to pay does not bear his own costs on the course. Therefore, in a private setting, the students could face consumption restrictions of services, since the WTP value would be equal to, or greater than, the institution would charge to cover their cost structure and personnel. In the field of methodological limitations, this study was restricted to raise the DAP only in the course of accounting sciences at UNB. As a suggestion for further research involving the student DAP, a comparative study with other federal universities considering other contexts of academic communities could be relevant. It could, also, conduct a study involving more courses at UNB in order to verify if the DAP would be accepted by a majority of students from a sample revealing the impact of anchoring heuristic related to the public good.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis e Atuariais, Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN), 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:CCA - Mestrado em Ciências Contábeis (Dissertações)

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