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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15857
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Title: Viagem de lazer na cidade e teoria da atividade : uma abordagem sociohistórica em comportamento para viagens
Other Titles: Leisure trip in the cities and activity theory : a sociohistorical approach on travel behavior
Authors: Santos, Lilian da Silva
Orientador(es):: Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto:: Viagem para lazer na cidade
Teoria da atividade
Comportamento para viagens
Issue Date: 2-Jul-2014
Citation: SANTOS, Lilian da Silva. Viagem de lazer na cidade e teoria da atividade: uma abordagem sociohistórica em comportamento para viagens. 2013. xv, 162 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: O objetivo principal desse trabalho foi caracterizar a Viagem de Lazer na Cidade (VLC), enquanto uma atividade propriamente dita, ato concretizado mediante ações, operações e tarefas; suscitado por necessidades e objetivos, sendo esses resultantes da interação do sujeito em seu meio social. Essa caracterização teve como suporte os preceitos da Teoria da Atividade, oriunda da Psicologia Social; e estudos de Comportamento para Viagens. Como resultado, foi desenvolvido um método de análise, com o propósito verificar a relação entre os elementos que compõem o Sistema de Atividade da VLC – SAV-LC, sendo esses sete: 1) sujeito, o viajante; 2) objetivo, o lazer fora do domicílio; 3) resultado, a realização da VLC; 4) regras, as restrições espaciotemporais; 5) comunidade, os grupos sociais relacionados a VLC; 6) papel, se o indivíduo é condutor ou não condutor; e, 7) artefato, o modo de transporte utilizado. Esse método é composto por sete proposições, distribuídas em três Componentes: 1) Sistemas, determina o SAV-LC; 2) Aprendizagem, identifica distúrbios/contradições no SAV-LC; e, 3) Desenvolvimento, que permite verificar a evolução do SAV-LC, frente aos distúrbios/contradições identificados, através do tempo. Foi realizado um estudo de caso aplicados em dados oriundos da Pesquisa Domiciliar Origem–Destino, realizada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo na Região Metropolitana de São Paulo nos anos de 1987, 1997 e 2007. ; A partir da aplicação do Modelo/SAV-LC, com base em sete variáveis explicativas: idade e renda, para o sujeito; duração da atividade de lazer, para o objetivo; duração total da VLC, para o resultado; duração da viagem de ida, para as regras, se é condutor, para o papel; e, quantidade de veículos no domicílio, para o artefato. Os resultados permitiram: caracterizar a VLC para cada um dos períodos estudados; e, estabelecer comparações entre os anos; Na aplicação do Modelo/SAV-LC foi verificada a relação de causalidade entre os elementos do SAV-LC, com cargas fatoriais baixas entre as variáveis, e altos valores para os erros. Altos valores em erros sugerem a ausência de elementos importantes, não considerados na análise; tais como características psicossociais; sociais (envelhecimento da população, aumento da renda, evolução tecnológica, mercantilização do lazer e aumento do orçamento de tempo para o lazer); e forma urbana. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The main objective of this study was to characterize the Leisure Trip in the City (LTC) as an activity itself, an act implemented through actions, operations, and tasks; arising from needs and goals that results from the interaction of the subject in his social environment. This characterization was supported by the precepts of the Activity Theory born in Social Psychology; and Behavioral studies for Travel. As a result, a method of analysis was developed with the purpose to verify the relationships between the elements that compose the Activity System of the LTC - SAV-LC. The seven elements considered were: 1) suject, fellow traveler; 2) subject, objective for leisure away from home; 3) result, executing the LTC; 4) rules, spatial and temporal constraints; 5) community, social groups related to the LTC; 6) role, if the individual is the driving element or not; and, 7) instrument, the mode of transportation used. This method consists of seven propositions divided into three components: 1) Systems determining the SAV-LC; 2) Learning through the identification of disturbances/contradictions in the SAV-LC; and Development by verifying the evolution of the SAV-LC facing disturbances/contradictions identified through time. A case study was conducted based on data from the Origin Destination Household Research carried out by the Companhia do Metropolitano de São Paulo in the São Paulo Metropolitan Region, in 1987, 1997, and 2007. This study used the SAV-LC model based on seven explanatory variables: age and income for the subject; duration of the leisure activity for the purpose; total duration of the LTC for the result; duration of one-way trip for the rules; being the driving element for the role; and quantity of vehicles in the household for the artifact. The results allowed characterizing the LTC in each of the studied periods by drawing comparisons between the years. applying the model / SAV-LC was verified causal relationship between the elements of the SAV-LC with low factor loadings between variables, and higher values for the errors. High error values suggests the absence of important elements not considered in the analysis, such like characteristics and identifying the need for deepening in aspects such as psychosocial, social (aging population, increased income, technological evolution, leisure commercialization, and increased time budget for leisure), and urban form.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:ENC - Doutorado em Transportes Urbanos (Teses)

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