Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15700
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DanielJaimeCapistrano.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A imagem do Leviatã : orientações culturais sobre o papel do Estado em perspectiva comparada
Autor(es): Capistrano, Daniel Jaime
Orientador(es): Castro, Henrique Carlos de Oliveira de
Assunto: Política - Brasil
Democracia
Políticas públicas
Estado e sociedade
Data de publicação: 27-Mai-2014
Referência: CAPISTRANO, Daniel Jaime. A imagem do Leviatã: orientações culturais sobre o papel do Estado em perspectiva comparada. 2013. 204 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O que as pessoas pensam sobre o Estado? Qual a importância disso para o sistema político? Este trabalho investiga essas questões por meio da hipótese de que a cultura de um povo é relevante na formação das orientações e atitudes individuais em relação à política e mais especificamente sobre o papel do Estado. Por meio da análise comparativa dos resultados de surveys realizados em vários países, conclui-se que assim como fatores econômicos, políticos e demográficos, aspectos culturais ajudam a explicar atitudes mais ou menos favoráveis a um Estado mais presente na sociedade. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
What people think about the State? How important is it for the political system? This work investigates these questions with the hypothesis that the culture of a population is relevant for the individual attitudes and orientations regarding politics and, more precisely, on the role of the State. Using a comparative analysis of international social surveys, we conclude that the same way that economic, political and demographic variables matter, cultural aspects help to explain attitudes more or less in favour of a State more present in society.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, Programa de Estudos Comparados sobre as Américas, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:ELA - Doutorado em Estudos Comparados sobre as Américas (Teses)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.