Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15599
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_RodrigoMirandaBarbosa.pdf2,77 MBAdobe PDFView/Open
Title: Um programa de pesquisa comunicacional a partir de Harold Innis e Marshall McLuhan
Authors: Barbosa, Rodrigo Miranda
Orientador(es):: Martino, Luiz Cláudio
Assunto:: Teoria da comunicação
McLuhan, Marshall, 1911-1980
Innis, Harold Adams, 1894-1952
Pesquisa
Issue Date: 13-May-2014
Citation: BARBOSA, Rodrigo Miranda. Um programa de pesquisa comunicacional a partir de Harold Innis e Marshall McLuhan. 2014. 400 f. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: Na história do campo comunicacional percebemos uma dificuldade em encontrar critérios que estabeleçam o que é preciso para que uma teoria seja considerada como pertencente ao campo comunicacional. Tal fato repercute também no uso de denominações frouxas (escola, tradição, corrente, etc.) sem que haja um engajamento epistemológico a fim de dar rigor às denominações. A presente tese propõe a elaboração de um programa de pesquisa comunicacional tendo como guia a proposta do epistemólogo Imre Lakatos a partir do trabalho dos canadenses Harold Adams Innis e Marshall McLuhan. Autores, estes últimos, que se dedicaram a análise dos meios de comunicação enquanto tecnologias como elementos centrais para compreender a sociedade. Para estabelecer um programa de pesquisa comunicacional sistematizamos as principais teses dos dois autores, assim como as críticas a estas teses e os pontos de contato epistemológico que existem entre ambos os autores. Procuramos então, estabelecer um núcleo duro capaz de sustentar um programa de pesquisa assim como as hipóteses auxiliares que compõe o círculo protetor do mesmo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In the history of communication field we perceive a difficulty to find criteria that establish what is needed for a theory to be considered as belonging to the communication field. This fact also affects the use of loose designations (school, tradition, current, etc..) without an epistemological commitment to give rigor denominations. This thesis proposes the development of a communication research program under the guidance of the proposal by the espistemologist Imre Lakatos from the work of the Canadians Harold Adams Innis and Marshall McLuhan. These authors who dedicated themselves to the analysis of media as technologies as central elements to understand society. To establish a communication research program we systematized the main theses of the two authors, as well as the criticisms against their thesis and the epistemological points of contact between them. Thus, we try to establish a core capable of sustaining a research program as well as the auxiliary hypotheses that composes the protective circle around the core.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FAC - Doutorado em Comunicação (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/15599/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.