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Título: Autonomia e conexões em dança : um diálogo com a tecnologia e o jogo
Título(s) alternativo(s): Autonomy and connections in dance : a dialogue with technology
Autor(es): Mendes, Ana Carolina de Souza Silva Dantas
Orientador(es): Medeiros, Maria Beatriz de
Assunto: Dança moderna
Arte e tecnologia
Data de publicação: 17-Abr-2014
Data de defesa: 22-Nov-2013
Referência: MENDES, Ana Carolina de Souza Silva Dantas. Autonomia e conexões em dança: um diálogo com a tecnologia e o jogo. 2013. 272 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta tese investiga as formas de conexão da dança contemporânea com as tecnologias digitais e o jogo, e tem por objetivo propor uma metodologia de análise de tais conexões que favoreça a percepção de suas possibilidades de potencialização da autonomia da dança. Tem por motivação inicial os jogos eletrônicos de dança, em particular, a Máquina para Dança (MpD), considerando a dança produzida no modo estilo livre desse jogo como exemplo de conexão entre dança, jogo e tecnologia que é otencializadora da dança. Para a construção dessa metodologia de análise, esta pesquisa fundamenta-se na filosofia contemporânea, com ênfase no pensamento de Michel Serres e coteja-o com o fazer da própria dança, retirando dessa reflexão o ferramental analítico a ser usado na visita que faz ao jogo, à tecnologia digital e às conexões estabelecidas entre eles e a dança. Como resultado, são destacados da dança os conceitos de alongamento, pré-movimento e composição, e junto aos conceitos de impulsos fundamentais, modus operandi e finalidade, constituem a base metodológica da análise dos campos e das conexões. De posse desse referencial, retorna à MpD para exercitar a metodologia de análise desenvolvida, e identifica na dança alí feita uma conexão que tende ao híbrido entre jogo e dança, sem, contudo, hibridizar esteticamente com a tecnologia; essa é utilizada como instrumento a potencializar o jogo-dança. Finaliza estabelecendo um diálogo entre os resultados obtidos na análise da dança na máquina e a própria dança contemporânea, identificando pontos de reflexão potencializadores desse fazer. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis investigates the connection forms of contemporary dance with the fields of game and digital technologies, and aims to propose a methodology for analysis of such connections that favors the perception of their ability to potentiate dance autonomy. It is initially motivated by the dance electronic games, in particular, the Dancing Machine, considering the dance produced in freestyle mode of that game as an example of connection between dance, game and technology that is potentiator of dance. It is grounded in contemporary philosophy, with emphasis on the thought of Michel Serres, and collates it with the making of the dance itself. From this reflection, it gets the analytical tools, to be used during the visit that makes to game, to digital technology and to the connections between them and the dance. As a result, the following dance concepts are highlighted: stretching, pre-movement and composition, and along with the concepts of fundamental impulses, modus operandi and purpose, constitute the methodological basis of the analysis of fields and connections. Armed with this framework, this thesis returns to the Dancing Machine in orther to exercise the analysis methodology developed, and identifies the dance performed there as a connection that tends to hybrid between game and dance, without, however, aesthetically hybridize with technology. The technology is used as a tool to enhance the game-dance. Finishes establishing a dialogue between the results obtained in the analysis of the Dancing Machine and contemporary dance itself, identifying points of reflection enhancers of this dance.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2013.
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