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Título: O uso do computador PROUCA em seis escolas do Distrito Federal
Outros títulos: The use of the computer PROUCA in six schools of Federal District
Autor(es): Silva, Welinton Baxto da
Orientador(es): Teles, Lúcio França
Assunto: Inclusão digital
Professores - formação
Políticas públicas educacionais - Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 11-Abr-2014
Referência: SILVA, Welinton Baxto da. O uso do computador PROUCA em seis escolas do Distrito Federal. 2014. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Com vistas à promoção da inclusão digital de alunos e à utilização pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação em escolas públicas, iniciou-se, em setembro de 2007, a implantação do Programa Um Computador por Aluno no Brasil (PROUCA), com a distribuição de laptops aos alunos e a oferta de curso de formação continuada para os professores e gestores se apropriarem da teoria, da técnica e da prática do computador PROUCA. Diante da magnitude dessa política educacional, a pesquisa investigou o uso do computador PROUCA em seis escolas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, considerando o curso de formação da escola aplicado pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB). Como objetivos específicos, buscou-se identificar o uso, analisar o que pensam os gestores e professores e sugerir estratégias para potencializar o uso do computador PROUCA nas escolas da SEDF. A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso e descritiva, apoiada por entrevistas semiestruturadas, relatório de observação e questionário. Após tratamento e análise dos dados coletados, concluiu-se que nas seis escolas da SEDF participantes do PROUCA DF, hoje, há o distanciamento do planejado para a execução do programa, nos seguintes aspectos: infraestrutura inadequada para suportar o computador PROUCA, baixa inclusão digital, dificuldade de acesso à Internet, descontinuidade do curso de formação, dificuldade de manuseio e aplicação de estratégias cooperativas e colaborativas entre professores e alunos. Diante dos resultados, sugere-se a revisão do modelo de implantação das tecnologias digitais (distribuição e formação), para que se possa alcançar a efetividade desejável quanto ao uso de computadores que se utilizam de software livre e ferramentas colaborativas com acesso à Internet. Dessa forma, poderão favorecer a convergência midiática em projetos e programas governamentais voltados à inserção das TIC em escolas públicas por meio da interação, cooperação e colaboração entre professores, alunos e comunidade. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
With a view to promoting digital inclusion of students and the pedagogical use of Technologies for Information and Communication (ICT) in public schools, in September 2007, the One Laptop per Child Program (OLPC/PROUCA)) started to be implemented in Brazil, with the distribution of laptops to the students and offering training course for teachers and education managers in order they could take ownership of theory, technique and practice of PROUCA computer. Considering the magnitude of this educational policy, this research has investigated the use of computer PROUCA in six schools in the State Secretariat of Education of the Federal District (SEDF), considering the training course of the school applied by the Faculty of Education at the University of Brasilia (FE-UnB). The specific objectives were to identify the use, to analyze what the managers and teachers think and to suggest strategies to improve the use of PROUCA computers in schools of SEDF. The research is a qualitative case study, descriptive and supported by semi-structured interviews, observation report and questionnaire. After treatment and analysis of the collected data, it was concluded that in the six schools of SEDF participants of PROUCA DF, today, there is a distancing of the planning to the program implementation in the following aspects: inadequate infrastructure to support PROUCA computer, low digital inclusion, difficulty of access to the Internet, discontinuity of the training course, difficulty of handling and application of cooperative and collaborative strategies between teachers and students. Given the results, it is suggested to review the deployment of digital technologies (distribution and training) model, so that one can achieve the desired effectiveness on the use of computers that use free software and collaborative tools with Internet access. Thus may promote media convergence in government programs and projects focused on the integration of ICT in public schools through interaction, cooperation and collaboration between teachers, students and community.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
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