Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15384
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_LogicaDialeticaLecturas.pdf816,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Lógica y dialéctica : lecturas oblicuas
Autor(es): Cabrera, Julio
Assunto: Lógica
Dialética
Data de publicação: 2009
Editora: Editora Unisinos
Referência: CABRERA, Julio. Lógica y dialéctica: lecturas oblicuas. In: BRITO, Adriano Naves de (Org.). Cirne: sistema e objeções. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2009. p. 39-71.
Resumo: Voy a dirigir dos críticas de principio, y no de detalle, al proyecto de Cirne: (1) La “formalización” de la dialéctica hecha por Cirne-Lima tiene éxito tan sólo como una taquigrafía simbólica externa a la lógica hegeliana. Si tal formalización pretende captar el proceso lógico dialéctico en su m ovim iento efectivo, lo que así se “formaliza” no sólo no es ese proceso sino que se lo desmiente en aspectos y exigencias cruciales del pensamiento de Hegel. (2) En segundo lugar, sostengo que la actitud de Cirne-Lim a, de justificación de la dialéctica hegeliana delante de las exigencias de la filosofía analítica y la lógica formal me parece dudosa porque creo que la sustentación de filosofías debería versean sus propios térm inos, y no desde perspectivas externas. Ésta es la base de mi pluralism o en filosofía, tal como fue expuesto en la parte IV (“Cuestiones meta-filosóficas”) de mi libro Margens das filosofias da linguagem).
Licença: Cirne: sistema e objeções - Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo Editora UNISINOS, em 11de fevereiro de 2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. Tal autorização encontra-se condicionada à menção da fonte original do livro e autorização do autor do livro e/ou capítulo de livros. Assim o Repositório Institucional da UnB se responsabilizará por entrar em contato com os autores e solicitar as respectivas autorizações. Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo autor, em 24 de janeiro de 2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:FIL - Livros e capítulos de livros

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.