Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15381
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ParaDefesaNietzschiana.pdf952,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Para uma defesa nietzschiana da ética de Kant (à procura do super-homem moral) : uma reflexão semântica
Autor(es): Cabrera, Julio
Assunto: Análise (Filosofia)
Kant, Immanuel, 1724-1804
Ética - filosofia
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
Data de publicação: 1999
Editora: Cadernos Nietzsche
Referência: CABRERA, Julio. Para uma defesa nietzschiana da ética de Kant (à procura do super-homem moral): uma reflexão semântica. Cadernos Nietzsche, São Paulo, v. 6, p. 31-69, 1999.
Resumo: Este texto é desenvolvimento de meu livro Crítica de la Moral Afirmativa (Barcelona, 1996). Trata-se de uma defesa nietzschiana da moral kantiana, contestando certa leitura nietzschiana standard da mesma, da qual surgiria a sua radical rejeição como “vitalmente decadente” . Esta defesa nietzschiana da ética de Kant deverá provar, a contrario, a pertinência da perspectiva filosófica aberta por Nietzsche. Este exercício está pontuado por três teses semânticas: a contrafatualidade do mundo inteligível, a rigidez semântica do imperativo categórico e o caráter dual dos juízos sobre a vida. Este tipo de procedimento insere-se num projeto de leitura analítica de pensadores não-analíticos (Nietzsche, Freud e Heidegger).
Licença: Cadernos Nietzsche - Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor, em 21 de março de 2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir, publicar e criar obras derivadas desde que estas façam parte da mesma licença e que o autor e licenciante seja citado. Não permite a utilização para fins comerciais.
Aparece nas coleções:FIL - Artigos publicados em periódicos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.