Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15348
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPITULO_EutanasiaPoeticaReflexoes.pdf540,46 kBAdobe PDFView/Open
Title: Eutanásia poética : reflexões em torno de cinema e filosofia
Authors: Cabrera, Julio
Assunto:: Cinema e filosofia
Issue Date: 2009
Publisher: LGE Editora
Citation: CABRERA, Julio. Eutanásia poética: reflexões em torno de cinema e filosofia. In: CUNHA, Renato (Org.). O cinema e seus outros. Brasília: LGE, 2009. p. 155-177.
Abstract: O núcleo da minha reflexão cinefilosófica é a noção de lo­gopatia, a ideia de que a função esclarecedora da filosofia, como ficou exposta, pode ser realizada mediante linguagens e técnicas que provocam afeto, não de maneira ornamental e acessória, mas de forma cognitiva. Todas as técnicas literárias e cinemato­gráficas, que são habitualmente estudadas em função de efeitos estéticos ou narrativos, passam agora a ser estudadas em fun­ção de sua capacidade de gerar conceitos visando esclarecimento, aqueles que chamei conceitos-imagem, já presentes na literatura e na arte em geral. Trata-se de uma emoção que pensa porque ela depende de e interage com um suporte lógico indispensável (daí o termo logopatía). Mas é logos carregado de afeto, de tal for­ma que, sem carga afetiva, o conceito não terá eficácia, a parte lógica não será suficiente. Essa é a tese fundamental. Uma tese polêmica porque se opõe a séculos e séculos de filosofia “apáti­ca”, de filosofia centrada numa racionalidade apenas intelectual, onde afetos e emoções foram sempre considerados obstáculos ou funções inferiores, tanto na cognição quanto na ética e até na estética.
Licença:: O cinema e seus outros. Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo autor, em 24 de janeiro de 2014, e pela editora em 03 de fevereiro de 2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:FIL - Livros e capítulos de livros

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/15348/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.